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dc.contributor.advisorSilva, Mônica Antunes Pereira da-
dc.contributor.authorGuedes Junior, Gentil de Souza-
dc.date.accessioned2021-04-05T21:59:13Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:37Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14103-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrodessulfurizaçãopt_BR
dc.subjectQuinolinapt_BR
dc.titleAvaliação de reações simultâneas de HDS e HDN empregando leitos de catalisadores em sériept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3911383035330556pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3827851072963546pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Mello, Matheus Dorneles de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084994563071362pt_BR
dc.contributor.advisorCo2Nascimento, Idia Gigante-
dc.contributor.advisorCo2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5902680743461043pt_BR
dc.contributor.referee1Segtovich, Iuri Soter Viana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818353661606463pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Raquel Massad-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223115132964406pt_BR
dc.description.resumoA chave para alcançar os baixíssimos teores de enxofre (< 10 mg kg-1) exigidos pela legislação nos combustíveis de transporte é a remoção dos compostos sulfurados mais refratários, como os dibenzotiofenos, presentes no óleo diesel. Contudo, esse é um problema complexo devido à presença de vários compostos e, em especial, de compostos nitrogenados que competem pelos mesmos sítios catalíticos, inibindo a reação de hidrodessulfurização (HDS). Neste contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar a cinética das reações simultâneas de HDS de dibenzotiofeno e de hidrodesnitrogenação (HDN) de quinolina empregando leitos em série de NiMoP/Al2O3 e CoMoP/Al2O3 em reator contínuo. Os testes catalíticos foram realizados em uma unidade da PID Eng & Tech empregando uma carga de 3500 mg kg- 1 de S provenientes do DBT e 150 mg kg-1 de N provenientes da quinolina. Na HDS de DBT, o produto majoritário foi o bifenil enquanto o cicloexilbenzeno foi encontrado em rendimentos menores que 10%. Para a HDN, o produto principal foi o propilcicloexano. Foi proposta uma metodologia baseada em leitos individuais dos catalisadores que permitiu simular os perfis de concentração ao longo do reator em ambas as configurações de leitos em série. Modelos cinéticos de pseudoprimeira ordem em relação ao DBT e quinolina foram investigados. Em relação à configuração dos leitos em série, não foi possível observar efeitos significativos em termos de conversão e rendimentos em produtos. Os resultados revelaram que três fatores são responsáveis pela distribuição de produtos das reações de HDS e HDN: a natureza do catalisador, a concentração de nitrogenados disponível para reação e a temperatura reacional. A metodologia empregada, embora simplificada, se mostrou promissora para aplicações na indústria de petróleo e gás.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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