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dc.contributor.advisorOliveira, Vinícius Peruzzi-
dc.contributor.authorBiondo, Franco Gomes-
dc.date.accessioned2021-04-06T21:28:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBIONDO, Franco Gomes. As Ciências do Mar e a Educação Ambiental nas exposições do Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14109-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia Marinhapt_BR
dc.subjectAmbiente aquáticopt_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMarine Biologyen
dc.subjectAquatic environmenten
dc.subjectMuseumsen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleAs ciências do mar e a educação ambiental nas exposições do Aquário Marinho do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4837961092090109pt_BR
dc.description.resumoO Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) apresenta a educação, a conservação e a pesquisa como pilares institucionais, exibindo exposições a partir das quais são abordados aspectos sobre organismos e ecossistemas marinhos visando a conservação ambiental. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar os conhecimentos de Ciências do Mar (CM) e os sentidos de Educação Ambiental (EA) valorizados pelo aquário nas exposições permanentes (EP) e temporárias (ET) organizadas em 2019. Foi realizada uma análise temática das descrições de ambos os conjuntos de exposições disponibilizadas no portal eletrônico da instituição. Os códigos de sentido obtidos foram agrupados em subtemas e temas, a partir dos quais foi construído um mapa temático. Em seguida, foram comparadas as composições percentuais de subtemas nas EP e nas ET, bem como a média da frequência e da quantidade de palavras de cada subtema. A diferença estatística entre as EP e as ET foi calculada por meio do teste t paramétrico não pareado, com intervalo de confiança de 95%. O mapa temático indica que as exposições compõem os espaços-tempos onde conhecimentos de CM e objetivos institucionais – incluindo aqueles relacionados à EA – se encontram. Na composição percentual de subtemas, as EP exibem prevalência de conhecimentos de Ecologia, de Zoologia e de outros domínios das CM, enquanto. Nas ET, a dominância recai sobre os objetivos educacionais do AquaRio e aspectos do contexto e da organização das exposições, sendo estes os subtemas que exibem diferença significativa – em média de frequência e de quantidade de palavras – entre os conjuntos de exposições. A prevalência da Ecologia e da Zoologia pode ser associada ao histórico dos aquários, à idealização do AquaRio e à Biologia Marinha como ciência, enquanto a EA voltada à sensibilização do público para a mudança de atitude apresenta uma proximidade com a macrotendência conservacionista. Considerando que o ensino de Biologia Marinha ainda é pouco explorado em pesquisas de Educação e Ensino, é sugerida a realização de mais pesquisas sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.terms15 diaspt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

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