Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14109
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As ciências do mar e a educação ambiental nas exposições do Aquário Marinho do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Biondo, Franco Gomes
Orientador: Oliveira, Vinícius Peruzzi
Resumo: O Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) apresenta a educação, a conservação e a pesquisa como pilares institucionais, exibindo exposições a partir das quais são abordados aspectos sobre organismos e ecossistemas marinhos visando a conservação ambiental. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar os conhecimentos de Ciências do Mar (CM) e os sentidos de Educação Ambiental (EA) valorizados pelo aquário nas exposições permanentes (EP) e temporárias (ET) organizadas em 2019. Foi realizada uma análise temática das descrições de ambos os conjuntos de exposições disponibilizadas no portal eletrônico da instituição. Os códigos de sentido obtidos foram agrupados em subtemas e temas, a partir dos quais foi construído um mapa temático. Em seguida, foram comparadas as composições percentuais de subtemas nas EP e nas ET, bem como a média da frequência e da quantidade de palavras de cada subtema. A diferença estatística entre as EP e as ET foi calculada por meio do teste t paramétrico não pareado, com intervalo de confiança de 95%. O mapa temático indica que as exposições compõem os espaços-tempos onde conhecimentos de CM e objetivos institucionais – incluindo aqueles relacionados à EA – se encontram. Na composição percentual de subtemas, as EP exibem prevalência de conhecimentos de Ecologia, de Zoologia e de outros domínios das CM, enquanto. Nas ET, a dominância recai sobre os objetivos educacionais do AquaRio e aspectos do contexto e da organização das exposições, sendo estes os subtemas que exibem diferença significativa – em média de frequência e de quantidade de palavras – entre os conjuntos de exposições. A prevalência da Ecologia e da Zoologia pode ser associada ao histórico dos aquários, à idealização do AquaRio e à Biologia Marinha como ciência, enquanto a EA voltada à sensibilização do público para a mudança de atitude apresenta uma proximidade com a macrotendência conservacionista. Considerando que o ensino de Biologia Marinha ainda é pouco explorado em pesquisas de Educação e Ensino, é sugerida a realização de mais pesquisas sobre essa temática.
Palavras-chave: Biologia Marinha
Ambiente aquático
Museus
Educação ambiental
Marine Biology
Aquatic environment
Museums
Environmental education
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BIONDO, Franco Gomes. As Ciências do Mar e a Educação Ambiental nas exposições do Aquário Marinho do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas - Biologia Marinha) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Biologia Marinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGBiondo.pdf966.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.