Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14142
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médio |
| Author(s)/Inventor(s): | Henriques, Melissa Vianna |
| Advisor: | Pereira, José Augusto Adler |
| Co-advisor: | Binatti, Vanessa Batista |
| Abstract: | A microbiologia é o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos micro-organismos. Essa ciência inclui um grupo grande e diversificado de organismos como os seres procariontes (bactérias, cianobactérias e as arquibactérias); alguns eucariotos (algas unicelulares, fungos e protozoários) e estruturas de natureza acelular como os vírus, viróides e príons. O ensino da Microbiologia Básica é essencial para nos tornarmos cidadãos mais conscientes no nosso cotidiano, pois esta área está intimamente relacionada à nossa saúde e ao funcionamento do meio ambiente. Mas, devido à complexidade desta temática e a natureza diminuta desses organismos, a Microbiologia costuma ser abordada nas escolas de forma predominantemente teórica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Desta forma, não há possibilidade de Alfabetização Científica, o que dificulta o aprendizado do aluno. A educação em Ciências/Biologia depende essencialmente da integração entre a teoria e a prática para uma melhor percepção, construção e aprendizagem dos conteúdos destas disciplinas. E o mesmo se aplica à Microbiologia, onde esta integração permite aos estudantes compreender a importância dos micro-organismos para suas vidas. Logo, surge a crescente necessidade de elaboração de novas metodologias alternativas eficazes para auxiliar os docentes na elaboração de aulas mais dinâmicas e interessantes, especialmente no ensino da Microbiologia. O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções que os educandos apresentam sobre Microbiologia, trabalhando esta temática através de uma proposta pedagógica baseada em atividades práticas de baixo custo e materiais de fácil acesso. Visando alcançar estes objetivos, foi aplicada uma pesquisa qualitativa entre duas turmas, uma de 1º ano e a outra de 2º ano do Ensino Médio para avaliação do conhecimento prévio destes. Em seguida, foram realizadas aulas práticas utilizando o recurso didático preparado. Verificou-se a prevalência do desconhecimento dos benefícios dos micro-organismos, sendo estes apontados frequentemente como agentes causadores de doenças nas duas turmas. E como a escola e a mídia influenciam diretamente na construção desse conhecimento. Além disso, as aulas práticas com materiais alternativos e de baixo custo permitiram viabilizar o aprendizado prático e contribuir positivamente para a melhoria do ensino-aprendizado de Microbiologia dos estudantes participantes. |
| Keywords: | Microbiologia Ensino fundamental Ensino médio Materiais de ensino Inquéritos e questionários Microbiology Elementary School High school Teaching materials Surveys and questionnaire |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Instituto de Biologia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2016 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | HENRIQUES, Melissa Vianna. A importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
| Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MVHenriques.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.