Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDib-Ferreira, Declev Reynier-
dc.contributor.authorSilva, Aline Lima da-
dc.date.accessioned2021-04-28T13:32:26Z-
dc.date.available2021-04-30T03:00:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14178-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEnvironmental healthen
dc.subjectCartoonen
dc.titleO uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6095045924604941pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSilva.pdf432.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.