Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14178
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax, em busca da trúfula perdida” |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Aline Lima da |
Tutor: | Dib-Ferreira, Declev Reynier |
Resumen: | Este trabalho propôs analisar e destacar a influência positiva de Filmes animados na Educação Ambiental, para desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, modificando, sempre que possível, as aulas tradicionais, utilizando o cinema com o objetivo de descobrir se este, entendido e instrumentalizado pedagogicamente, pode ser utilizado como um instrumento de Educação Ambiental. Foi usado como ferramenta principal, também para avaliar a percepção ambiental dos alunos, o filme “O Lorax, em busca da Trúfula perdida” que faz referência a Educação Ambiental, como o impacto ambiental no planeta devido às ações humanas. A discussão do conceito de percepção ambiental não será para determinar quais representações irão ou não corresponder melhor à realidade, mas explicá-las através do uso desse conceito e também contribuir para que eles identifiquem os aspectos negativos e positivos do meio ambiente onde estão inseridos. Explorou-se algumas das possibilidades educativas que o uso do cinema em sala de aula nos permite. Concluiu-se neste trabalho, que usar recursos lúdicos, presentes no cotidiano dos alunos, na sala de aula, facilita o aprendizado, aumentando as chances desse aluno compreender melhor o mundo a sua volta, pois as imagens falam tanto quanto as palavras, e o filme apresentado, pelo seu conteúdo, expõe as questões ambientais atuais através de seus personagens, facilitando e auxiliando o professor como mediador em debates e reflexões, voltado para o tema ambiental local e global. |
Materia: | Ensino fundamental Ensino médio Educação em saúde Saúde ambiental Desenho animado Elementary School High school Health education Environmental health Cartoon |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Aline Lima da. O uso de filmes animados como estratégia pedagógica para o ensino de educação ambiental: o filme “O Lorax , em Busca da trúfula perdida. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALSilva.pdf | 432.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.