Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14183
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Carlos José Evangelista
Tutor: Rosse, Cássio Gomes
Resumen: O sistema educacional brasileiro encontra-se em um estado caótico. São diversos fatores que podem ser citados para que favoreçam esta situação: desvalorização do corpo docente, marginalização do ensino, falta de investimento na educação, dentre outros. Entretanto o futuro do Brasil depende exclusivamente da Educação. Visando uma transformação do sistema educacional, este trabalho surge com uma proposta para os professores de ciências e de biologia para inserirem recursos didático-pedagógicos em suas práticas em sala de aula, com o intuito de os mesmos motivarem e cativarem o corpo discente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde pode ser constatado que o professor deve atuar como um mediador entre o conhecimento e o aluno. Desta forma, o aluno passa a ser autor de seu próprio conhecimento. Para tal feito, o docente pode recorrer a algumas estratégias de ensino. Neste trabalho monográfico optou-se pela utilização de filme e de mapa conceitual como recursos didático-pedagógicos. Como objetivo geral, o autor deste trabalho fez a análise da inserção de recursos didático-pedagógicos nas aulas de ciências e de biologia. Verificou-se, tendo como objetivos específicos, a utilização de mapas conceituais e a inserção do filme Osmose Jones auxiliam o professor em sua prática em sala de aula. Para que este trabalho fosse executado foi necessário um planejamento adequado por parte do autor. O mesmo planejou uma atividade, que foi dividida em quatro etapas, executada em uma escola pública no município do Rio de Janeiro para uma turma de 6° ano do Ensino fundamental. A atividade foi avaliada da seguinte maneira: elaboração de mapas conceituais por parte dos alunos, os mesmos responderam a um questionário e também a duas questões em uma prova que foi aplicada pelo professor regente da turma. Como resultados, o autor pode verificar que a inserção de tais recursos auxilia o professor em sua prática docente e motiva os alunos na busca do conhecimento, uma vez que foge do tradicional método de ensino.
Materia: Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino de ciências
Desenho animado
Materiais de ensino
Elementary School
High school
Science teaching
Cartoons
Teaching materials
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Lima, Carlos José Evangelista. Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CJELima.pdf640.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.