Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14183
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas |
Autor(es)/Inventor(es): | Lima, Carlos José Evangelista |
Tutor: | Rosse, Cássio Gomes |
Resumen: | O sistema educacional brasileiro encontra-se em um estado caótico. São diversos fatores que podem ser citados para que favoreçam esta situação: desvalorização do corpo docente, marginalização do ensino, falta de investimento na educação, dentre outros. Entretanto o futuro do Brasil depende exclusivamente da Educação. Visando uma transformação do sistema educacional, este trabalho surge com uma proposta para os professores de ciências e de biologia para inserirem recursos didático-pedagógicos em suas práticas em sala de aula, com o intuito de os mesmos motivarem e cativarem o corpo discente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde pode ser constatado que o professor deve atuar como um mediador entre o conhecimento e o aluno. Desta forma, o aluno passa a ser autor de seu próprio conhecimento. Para tal feito, o docente pode recorrer a algumas estratégias de ensino. Neste trabalho monográfico optou-se pela utilização de filme e de mapa conceitual como recursos didático-pedagógicos. Como objetivo geral, o autor deste trabalho fez a análise da inserção de recursos didático-pedagógicos nas aulas de ciências e de biologia. Verificou-se, tendo como objetivos específicos, a utilização de mapas conceituais e a inserção do filme Osmose Jones auxiliam o professor em sua prática em sala de aula. Para que este trabalho fosse executado foi necessário um planejamento adequado por parte do autor. O mesmo planejou uma atividade, que foi dividida em quatro etapas, executada em uma escola pública no município do Rio de Janeiro para uma turma de 6° ano do Ensino fundamental. A atividade foi avaliada da seguinte maneira: elaboração de mapas conceituais por parte dos alunos, os mesmos responderam a um questionário e também a duas questões em uma prova que foi aplicada pelo professor regente da turma. Como resultados, o autor pode verificar que a inserção de tais recursos auxilia o professor em sua prática docente e motiva os alunos na busca do conhecimento, uma vez que foge do tradicional método de ensino. |
Materia: | Ensino fundamental Ensino médio Ensino de ciências Desenho animado Materiais de ensino Elementary School High school Science teaching Cartoons Teaching materials |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | Lima, Carlos José Evangelista. Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CJELima.pdf | 640.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.