Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14184
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Identificação e diagnóstico de voçoroca na BR-494 na Bacia do Alto Curso do Rio Piraí, município de Rio Claro - RJ
Author(s)/Inventor(s): Manso, Ayrton Durães
Advisor: Guerra, Antônio José Teixeira
Abstract: Os processos erosivos e a degradação dos solos são objetos de estudo de muitos trabalhos no campo da geomorfologia. A complexidade das propriedades dos solos e os diferentes fatores que interferem sobre a erosão são responsáveis por gerarem situações distintas sob a paisagem. Neste aspecto, o presente trabalho teve o objetivo de fazer um diagnóstico de uma voçoroca na BR-494, identificada através do sensoriamento remoto, utilizando o software Google Earth Pro. O entendimento da dinâmica da paisagem e dos processos que nela ocorrem desperta o interesse dos pesquisadores, mas também dos responsáveis pelo planejamento espacial. Uma vez que o desenvolvimento das ferramentas de SIG se deu com os avanços tecnológicos, no decorrer do século XX. Assim como os debates acerca da conservação do meio ambiente, o sensoriamento remoto é hoje indispensável para aplicação de análises espaço-temporais sob a superfície terrestre. Embora o uso do Google Earth Pro seja questionado, quanto à qualidade da sua obtenção de dados, é uma ferramenta que, quando conciliada com análises laboratoriais, e a ida de campo se torna um importante instrumento para o planejamento e ação de trabalhos com o intuito de identificar e monitorar áreas degradadas por voçorocamento. A partir das imagens obtidas foi possível constatar um processo de erosão ativo, havendo períodos de regressão e crescimento de forma longitudinal da feição entre 2007 e 2019.
Keywords: Geomorfologia
Sensoriamento remoto
Erosão do solo
Paisagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOMORFOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::SENSORIAMENTO REMOTO
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MANSO, Ayrton Duran. Identificação e Diagnóstico de Voçoroca na BR-494 na Bacia do Alto Curso do Rio Piraí, Município de Rio Claro-RJ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADManso.pdf892,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.