Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14188
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do conhecimento que os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Mato Grosso do Sul - Volta Redonda/RJ possuem sobre o vírus do papiloma humano (HPV)
Autor(es)/Inventor(es): Nóbrega, Pollyana Rosa dos Santos Martins
Orientador: Araújo, Andinaidja Ferreira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento que os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º) possuem sobre o Papilomavírus Humano (HPV). O vírus do Papiloma humano (HPV) infecta células epiteliais da pele e da mucosa de humanos, causando diversos tipos de lesões. Acredita-se que seja a infecção viral mais frequentemente transmitida por via sexual, originando também uma das mais prevalentes entre todas as doenças sexualmente transmissíveis. Atinge homens e mulheres que têm vida sexual ativa. É reconhecido como agente etiológico do câncer do colo do útero, tendo sido encontrado na grande maioria das lesões neoplásicas. A transmissão acontece por meio da pele, através do contato com a região infectada e por meio de microcortes, comuns em qualquer relação sexual. O controle da transmissão do HPV e o diagnóstico precoce são fundamentais para a sua prevenção. O diagnóstico da infecção por HPV pode ser realizado por algumas técnicas, levando em consideração os dados da história, exames físicos e exames complementares, onde é feita a pesquisa direta da presença do vírus ou indiretamente através das alterações provocadas pelo mesmo nas células e no tecido. Em algum momento os adolescentes tiveram contato com a divulgação da vacina, seja pela mídia ou pelas redes sociais, demonstrando conhecimento de informações básicas sobre o papiloma vírus humano. Mas ainda faz-se necessária uma ação conjunta do governo, escola e família para educação e orientação sexual visando uma população mais saudável.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Infecções por papillomavirus
Neoplasias do colo do útero
Vacinas
Volta Redonda (RJ)
Estudo de caso
Elementary School
Papillomavirus infections
Uterine cervical neoplasms
Vaccines
Case study
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: NÓBREGA, Pollyana Rosa dos Santos Martins. Conhecimento que os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mato Grosso do sul – Volta Redonda/RJ possuem sobre o vírus do Papiloma Humano (HPV). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRSMNobrega.pdf396.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.