Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14191
Especie: Relatório
Título : Ajuste econômico e proteção social na Espanha
Autor(es)/Inventor(es): Stein, Mauro Luiz
Resumen: Este trabalho faz uma aproximação a um número reduzido de questões incluídas no tema maior da reestruturação do Estado de Bem-Estar das sociedades mais desenvolvidas do mundo ocidental. Neste sentido, verifica de que forma evoluiu a situação num determinado contexto nacional europeu – a Espanha do pós-guerra civil; e aproveitar alguns aspectos da evolução espanhola, genericamente semelhantes a desenvolvimentos conhecidos pela sociedade brasileira – governos ditatoriais, implantação de esquemas (parciais) de proteção social por via autoritária, impulsos industrializantes concentrados no tempo e com forte intervenção estatal, largos contingentes populacionais à margem do mercado, administrações públicas ineficientes, burocratizadas e devedoras de favores políticos, redemocratização, etc. - para refletir sobre os condicionamentos e determinações que atuam no processo de resolução de conflitos sociais específicos e mediatizados pelo poder público, tais como a universalização dos direitos sociais, a redistribuição da riqueza e, mais pontualmente, a pactação dos encargos de financiamento do Estado Social.
Resumen: Unavailable.
Materia: Bem-estar social
Espanha
Política social
Protecionismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Texto para discussão
Número: 242
Fecha de publicación: sep-1990
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : STEIN, Mauro Luiz. Ajuste econômico e proteção social na Espanha. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990. 33 p. (Texto para discussão, n. 242).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MLStein.pdf9.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.