Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Firmo, Heloisa Teixeira | - |
dc.contributor.author | Veríssimo, Elena Yoshie José | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T00:36:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14209 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino na Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.subject | UFRJ | pt_BR |
dc.title | Ensaio sobre ensino na Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro: reflexões sobre possibilidade de transformação | pt_BR |
dc.title.alternative | Essay on Environmental Engineering teaching at the Federal University of Rio de Janeiro: reflections on possibilities for transformation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7046459922353434 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1986727520734649 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Severo, Fernando Gonçalves | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6222938653563066 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pertel, Monica | - |
dc.contributor.referee2 | Cukierman, Henrique Luiz | - |
dc.description.resumo | Os altos índices de evasão de cursos de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o número preocupante de reprovações em disciplinas do ciclo básico e a falta de motivação de parte considerável do corpo discente fizeram um grupo de estudantes dedicarem-se semanalmente a desvendar os fatores causadores de tais problemas. A partir daí, surgiu uma pesquisa com intuito de mapear os problemas enfrentados pelos estudantes, e suas possíveis origens. Os resultados dessa pesquisa ficaram guardados até anos mais tarde, quando o curso de Engenharia Ambiental se propôs a participar de um edital para a modernização de cursos de Engenharia. Para este projeto, foi elaborado um diagnóstico do curso, em que foram analisados dados do histórico escolar de alunos e feita uma pesquisa com egressos do curso. A partir da aprovação deste projeto, então surgiu a necessidade de uma investigação mais aprofundada, culminando em duas outras pesquisas: pesquisa com alunos e professores de Engenharia Ambiental. Foi revelado que mais da metade dos estudantes já consideraram abandonar o curso; a carga horária dos cursos de Engenharia é, sob a perspectiva do corpo discente, incompatível com atividades extraclasse e necessidades pessoais; e as disciplinas unificadas se mostraram discrepante em relação a disciplinas não-unificadas, além do desempenho baixo dos estudantes nessas disciplinas. Estes foram alguns resultados encontrados ao analisar os dados. A partir disso, foram feitas reflexões e elencados aspectos a serem observados na implementação do projeto de modernização do curso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10030307.pdf | 5.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.