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dc.contributor.advisorFirmo, Heloisa Teixeira-
dc.contributor.authorVeríssimo, Elena Yoshie José-
dc.date.accessioned2021-05-10T00:36:45Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:43Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14209-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino na Engenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia Ambientalpt_BR
dc.subjectUFRJpt_BR
dc.titleEnsaio sobre ensino na Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro: reflexões sobre possibilidade de transformaçãopt_BR
dc.title.alternativeEssay on Environmental Engineering teaching at the Federal University of Rio de Janeiro: reflections on possibilities for transformationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7046459922353434pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1986727520734649pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Severo, Fernando Gonçalves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6222938653563066pt_BR
dc.contributor.referee1Pertel, Monica-
dc.contributor.referee2Cukierman, Henrique Luiz-
dc.description.resumoOs altos índices de evasão de cursos de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o número preocupante de reprovações em disciplinas do ciclo básico e a falta de motivação de parte considerável do corpo discente fizeram um grupo de estudantes dedicarem-se semanalmente a desvendar os fatores causadores de tais problemas. A partir daí, surgiu uma pesquisa com intuito de mapear os problemas enfrentados pelos estudantes, e suas possíveis origens. Os resultados dessa pesquisa ficaram guardados até anos mais tarde, quando o curso de Engenharia Ambiental se propôs a participar de um edital para a modernização de cursos de Engenharia. Para este projeto, foi elaborado um diagnóstico do curso, em que foram analisados dados do histórico escolar de alunos e feita uma pesquisa com egressos do curso. A partir da aprovação deste projeto, então surgiu a necessidade de uma investigação mais aprofundada, culminando em duas outras pesquisas: pesquisa com alunos e professores de Engenharia Ambiental. Foi revelado que mais da metade dos estudantes já consideraram abandonar o curso; a carga horária dos cursos de Engenharia é, sob a perspectiva do corpo discente, incompatível com atividades extraclasse e necessidades pessoais; e as disciplinas unificadas se mostraram discrepante em relação a disciplinas não-unificadas, além do desempenho baixo dos estudantes nessas disciplinas. Estes foram alguns resultados encontrados ao analisar os dados. A partir disso, foram feitas reflexões e elencados aspectos a serem observados na implementação do projeto de modernização do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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