Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14209
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ensaio sobre ensino na Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro: reflexões sobre possibilidade de transformação
Título(s) alternativo(s): Essay on Environmental Engineering teaching at the Federal University of Rio de Janeiro: reflections on possibilities for transformation
Autor(es)/Inventor(es): Veríssimo, Elena Yoshie José
Orientador: Firmo, Heloisa Teixeira
Coorientador: Severo, Fernando Gonçalves
Resumo: Os altos índices de evasão de cursos de Engenharia na Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o número preocupante de reprovações em disciplinas do ciclo básico e a falta de motivação de parte considerável do corpo discente fizeram um grupo de estudantes dedicarem-se semanalmente a desvendar os fatores causadores de tais problemas. A partir daí, surgiu uma pesquisa com intuito de mapear os problemas enfrentados pelos estudantes, e suas possíveis origens. Os resultados dessa pesquisa ficaram guardados até anos mais tarde, quando o curso de Engenharia Ambiental se propôs a participar de um edital para a modernização de cursos de Engenharia. Para este projeto, foi elaborado um diagnóstico do curso, em que foram analisados dados do histórico escolar de alunos e feita uma pesquisa com egressos do curso. A partir da aprovação deste projeto, então surgiu a necessidade de uma investigação mais aprofundada, culminando em duas outras pesquisas: pesquisa com alunos e professores de Engenharia Ambiental. Foi revelado que mais da metade dos estudantes já consideraram abandonar o curso; a carga horária dos cursos de Engenharia é, sob a perspectiva do corpo discente, incompatível com atividades extraclasse e necessidades pessoais; e as disciplinas unificadas se mostraram discrepante em relação a disciplinas não-unificadas, além do desempenho baixo dos estudantes nessas disciplinas. Estes foram alguns resultados encontrados ao analisar os dados. A partir disso, foram feitas reflexões e elencados aspectos a serem observados na implementação do projeto de modernização do curso.
Palavras-chave: Ensino na Engenharia
Engenharia Ambiental
UFRJ
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10030307.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.