Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1420
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A abordagem da pedofilia na folha de São Paulo: uma análise de 1994 a 2003
Autor(es)/Inventor(es): Marca, Renata Gomes da Costa de
Tutor: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumen: Analisa como o tema da pedofilia é abordado pelo jornal de maior tiragem e circulação do país, a Folha de São Paulo, no decorrer de uma década. A pesquisa contempla aspectos quantitativos e qualitativos a fim de rastrear a ótica predominante no tratamento da pedofilia e os posteriores questionamentos e reflexões engendrados pelos resultados. O exame da trajetória dessa temática, de 1994 a 2003, destina-se a uma melhor apreensão da pedofilia na medida em que o jornal impresso, como um veículo de comunicação de massa, participa dos dinâmicos processos de subjetivação na construção de significados, sentidos e representações sociais. Como parte complementar à pesquisa, fezse uma reflexão acerca da trajetória da infância e das (re)configurações familiares bem como da realidade do abuso sexual infantil a fim de contextualizar o objeto de estudo à luz da contemporaneidade, servindo esse levantamento como base para indagações e discussões. Por fim, busca-se compreender se os múltiplos aspectos do problema da pedofilia são abordados pelo jornal, apresentando as ferramentas indispensáveis para que o leitor desenvolva uma real noção da problemática e construa reflexões produtivas bem como discussões diversificadas sobre o assunto.
Materia: Pedofilia
Jornal
Discurso
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 23-jun-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MARCA, Renata Gomes da Costa de. A Abordagem da pedofilia na folha de São Paulo: uma análise de 1994 a 2003. 2006. 145 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RMarca.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.