Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14240
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lucena, André Frossard Pereira de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Kellyanna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-10T01:52:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14240 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Economia Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Valoração Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Veículos Elétricos | pt_BR |
dc.subject | Ônibus Elétricos | pt_BR |
dc.subject | Frota de Ônibus | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Valoração econômica dos benefícios da introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Economic valuation of the benefits of the introduction of electric buses in the municipality of Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291164781345233 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9670671845462054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Firmo, Heloisa Teixeira | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira Junior, Amaro Olimpio | - |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Bruno Scola Lopes da | - |
dc.contributor.referee4 | Batista, Alexandre Kotchergenko | - |
dc.description.resumo | A redução das emissões atmosféricas é pauta em discussões nacionais e internacionais. A pressão para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos acordos internacionais de redução de emissões está levando o Brasil a mudanças estruturais rumo à sustentabilidade. À luz da experiência de outros países, algumas cidades brasileiras estão apostando na adoção de um transporte público de emissão zero. O Rio de Janeiro é uma delas. Com o recente Decreto Municipal nº 46.081/2019, a prefeitura instituiu que a partir de 2025 todos os novos contratos com as concessionárias deverão prever veículos de zero emissão. Neste estudo foi feita uma estimativa do custo social e econômico que a poluição atmosférica da frota de ônibus gera para a cidade através de técnicas de valoração ambiental. Além disso, foram feitas estimativas do custo benefício e da viabilidade econômica da eletrificação da frota da cidade ao longo de 10 anos. Os resultados indicam que essa transição é vantajosa tanto do ponto de vista econômico, quanto do socioambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10030622.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.