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dc.contributor.advisorLucena, André Frossard Pereira de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Kellyanna da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-10T01:52:48Z-
dc.date.available2021-05-11T03:00:09Z-
dc.date.issued2020-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14240-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia Ambientalpt_BR
dc.subjectValoração Ambientalpt_BR
dc.subjectVeículos Elétricospt_BR
dc.subjectÔnibus Elétricospt_BR
dc.subjectFrota de Ônibuspt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.titleValoração econômica dos benefícios da introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeEconomic valuation of the benefits of the introduction of electric buses in the municipality of Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291164781345233pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670671845462054pt_BR
dc.contributor.referee1Firmo, Heloisa Teixeira-
dc.contributor.referee2Pereira Junior, Amaro Olimpio-
dc.contributor.referee3Cunha, Bruno Scola Lopes da-
dc.contributor.referee4Batista, Alexandre Kotchergenko-
dc.description.resumoA redução das emissões atmosféricas é pauta em discussões nacionais e internacionais. A pressão para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos acordos internacionais de redução de emissões está levando o Brasil a mudanças estruturais rumo à sustentabilidade. À luz da experiência de outros países, algumas cidades brasileiras estão apostando na adoção de um transporte público de emissão zero. O Rio de Janeiro é uma delas. Com o recente Decreto Municipal nº 46.081/2019, a prefeitura instituiu que a partir de 2025 todos os novos contratos com as concessionárias deverão prever veículos de zero emissão. Neste estudo foi feita uma estimativa do custo social e econômico que a poluição atmosférica da frota de ônibus gera para a cidade através de técnicas de valoração ambiental. Além disso, foram feitas estimativas do custo benefício e da viabilidade econômica da eletrificação da frota da cidade ao longo de 10 anos. Os resultados indicam que essa transição é vantajosa tanto do ponto de vista econômico, quanto do socioambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

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