Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14240
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Valoração econômica dos benefícios da introdução de ônibus elétricos no município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Economic valuation of the benefits of the introduction of electric buses in the municipality of Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Vasconcelos, Kellyanna da Silva
Orientador: Lucena, André Frossard Pereira de
Resumo: A redução das emissões atmosféricas é pauta em discussões nacionais e internacionais. A pressão para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos acordos internacionais de redução de emissões está levando o Brasil a mudanças estruturais rumo à sustentabilidade. À luz da experiência de outros países, algumas cidades brasileiras estão apostando na adoção de um transporte público de emissão zero. O Rio de Janeiro é uma delas. Com o recente Decreto Municipal nº 46.081/2019, a prefeitura instituiu que a partir de 2025 todos os novos contratos com as concessionárias deverão prever veículos de zero emissão. Neste estudo foi feita uma estimativa do custo social e econômico que a poluição atmosférica da frota de ônibus gera para a cidade através de técnicas de valoração ambiental. Além disso, foram feitas estimativas do custo benefício e da viabilidade econômica da eletrificação da frota da cidade ao longo de 10 anos. Os resultados indicam que essa transição é vantajosa tanto do ponto de vista econômico, quanto do socioambiental.
Palavras-chave: Economia Ambiental
Valoração Ambiental
Veículos Elétricos
Ônibus Elétricos
Frota de Ônibus
Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10030622.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.