Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14243
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise do potencial de absorção de CO2 pela restauração florestal no estado do Rio de Janeiro e sua importância frente às crise climática
Otros títulos: Analysis of the CO2 absorption potential by forest restoration in the state of Rio de Janeiro and its importance in the face of climate crisis.
Autor(es)/Inventor(es): Chefer, Bruna Fontes
Soares, Isadora Mendes de Moraes
Tutor: Rovere, Emilio Lèbre La
Tutor : Puentes, Renzo Sebastián Eduardo Solari
Resumen: Nas últimas décadas, as mudanças climáticas vêm se tornando cada vez mais presentes e importantes no mundo, e a busca por maneiras de mitigar e se adaptar aos seus impactos mostra-se fundamental para o enfrentamento destas questões. O presente trabalho visa realizar uma análise do potencial de absorção de CO2 pela restauração florestal no estado do Rio de Janeiro e retratar a importância deste assunto frente à mudança do clima. Uma revisão bibliográfica foi realizada a fim de identificar as reuniões e acordos internacionais estabelecidos no âmbito das mudanças climáticas. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia consistiu em: levantamento de áreas prioritárias para a restauração proposta; definição de metas para dois cenários de restauração; estimativa do potencial de absorção de CO2 em cada um dos cenários; e cálculo dos custos aproximados para realização do projeto. A partir dos resultados obtidos foi feita uma discussão acerca da relevância da restauração como medida de mitigação às mudanças climáticas e um levantamento quanto a formas de financiamento da aplicação do projeto no estado fluminense. Concluiu-se com este estudo que a restauração florestal é uma medida importante para a mitigação das mudanças climáticas desde que não aplicada isoladamente, e que existem programas que tornam o seu financiamento viável.
Materia: Restauração Florestal
Mudanças Climáticas
Mitigação
Emissões de GEE
Cenários Futuros
Mata Atlântica
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Ambiental

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10030706.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.