Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorSilva, Wilma de Moura da-
dc.date.accessioned2021-05-10T02:06:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:49Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14253-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleEducação e inclusão na sala de aula: ensino e aprendizagem de língua portuguesa inclusivos para estudantes com autismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3499803166947247pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Fernanda Alvito Pereira de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599091868323141pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas utilizadas na rede regular de ensino, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o espectro autista e a inclusão escolar tratados nesse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, elencando os principais autores que tratam desta temática. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio dos registros fotográficos e da observação da metodologia utilizada por mim para desenvolver meu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular é um desafio constante ao professor, à escola e à família. As Políticas Públicas designadas à inclusão escolar têm como foco principal o acesso, a qualidade de ensino para todos, sem discriminação de nenhuma das condições do aluno e a permanência na escola. Essas políticas ainda geram muitas dúvidas e inseguranças ao professor, principalmente no que diz respeito às suas práticas pedagógicas. No caso de alunos com Transtornos do Espectro autista, existem três obstáculos que podem atrasar seu processo de aprendizagem: a grande dificuldade de comunicação em suas relações sociais; característica da síndrome: o comportamento retraído; e a qualificação dos professores. A partir dessa perspectiva, esta investigação tem por objetivo analisar as possibilidades, bem como as dificuldades encontradas pelos docentes para realizar o trabalho de inclusão de alunos autistas no ensino regular, principalmente no âmbito do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WMSilva.pdf366.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.