Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14253
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Educação e inclusão na sala de aula: ensino e aprendizagem de língua portuguesa inclusivos para estudantes com autismo |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Wilma de Moura da |
Tutor: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Resumen: | Este trabalho tem a finalidade de observar os caminhos traçados e as práticas pedagógicas utilizadas na rede regular de ensino, numa instituição privada, para atender um aluno autista, tendo como ponto de partida a prática da inclusão. Para compreender o espectro autista e a inclusão escolar tratados nesse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, elencando os principais autores que tratam desta temática. O estudo de caso utilizado legitima a natureza qualitativa da pesquisa, por meio dos registros fotográficos e da observação da metodologia utilizada por mim para desenvolver meu trabalho com a criança. Foi possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola regular é um desafio constante ao professor, à escola e à família. As Políticas Públicas designadas à inclusão escolar têm como foco principal o acesso, a qualidade de ensino para todos, sem discriminação de nenhuma das condições do aluno e a permanência na escola. Essas políticas ainda geram muitas dúvidas e inseguranças ao professor, principalmente no que diz respeito às suas práticas pedagógicas. No caso de alunos com Transtornos do Espectro autista, existem três obstáculos que podem atrasar seu processo de aprendizagem: a grande dificuldade de comunicação em suas relações sociais; característica da síndrome: o comportamento retraído; e a qualificação dos professores. A partir dessa perspectiva, esta investigação tem por objetivo analisar as possibilidades, bem como as dificuldades encontradas pelos docentes para realizar o trabalho de inclusão de alunos autistas no ensino regular, principalmente no âmbito do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. |
Materia: | Autismo Inclusão escolar Prática de ensino Ensino e aprendizagem Língua portuguesa |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WMSilva.pdf | 366.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.