Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Lorenna Bolsanello de-
dc.contributor.authorDomingos, Jaqueline Pontes-
dc.date.accessioned2021-05-10T02:10:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:48Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14257-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectFestivaispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleDesafios do CAp literário 2020: experiências artísticas, literárias e afetivas nas telas dos equipamentos digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2853765420247289pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Leite, Thaís Seabra-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3506906841763220pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Ana Crelia Penha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683pt_BR
dc.description.resumoO CAp Literário é um festival artístico e literário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) que envolve alunos, familiares, funcionários, licenciandos, professores e visitantes. O evento acontece anualmente como culminância dos trabalhos literários produzidos durante o período letivo. Trata-se de um momento de explosão de experiências artísticas, literárias e afetivas no chão do espaço escolar. Nesse sentido, o presente trabalho busca apresentar o processo de construção da sétima edição do evento, cujo tema é “Janelas da memória”. A escolha do tema dialoga com o contexto atual de isolamento social e enfrentamento da pandemia de COVID-19, que nos impôs a necessidade de adaptação do festival ao formato remoto. Apesar de precisarmos repensar o funcionamento do evento, cuja culminância ocorreu em março de 2021, era essencial que ele não perdesse sua identidade e seus princípios fundadores. Portanto, partimos da curadoria de registros dos anos anteriores para que essas memórias pudessem inspirar novas ações a serem feitas online. Dessa forma, para criar a identidade literária desta edição, utilizamos o texto Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, pois acreditamos na urgência e na necessidade de retomada das sabedorias dos povos originários para o enfrentamento dos dias atuais — que em muito se assemelham a um fim — simbólico — do mundo como o conhecemos. Organizamos, assim, a edição em ações que pudessem ser feitas remotamente, de forma síncrona e assíncrona, com a preocupação de que o evento remoto não fosse impessoal. Como resultado, obtivemos êxito em alguns caminhos experimentais de encontros com a comunidade escolar em torno da Literatura como potência de resistência frente ao difícil contexto que vivenciamos. Para compartilhar essas experiências, em consonância com Krenak, usamos o “narrar”/relatar como metodologia de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPDomingos.pdf712.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.