Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14257
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desafios do CAp literário 2020: experiências artísticas, literárias e afetivas nas telas dos equipamentos digitais
Autor(es)/Inventor(es): Domingos, Jaqueline Pontes
Orientador: Carvalho, Lorenna Bolsanello de
Coorientador: Leite, Thaís Seabra
Resumo: O CAp Literário é um festival artístico e literário do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) que envolve alunos, familiares, funcionários, licenciandos, professores e visitantes. O evento acontece anualmente como culminância dos trabalhos literários produzidos durante o período letivo. Trata-se de um momento de explosão de experiências artísticas, literárias e afetivas no chão do espaço escolar. Nesse sentido, o presente trabalho busca apresentar o processo de construção da sétima edição do evento, cujo tema é “Janelas da memória”. A escolha do tema dialoga com o contexto atual de isolamento social e enfrentamento da pandemia de COVID-19, que nos impôs a necessidade de adaptação do festival ao formato remoto. Apesar de precisarmos repensar o funcionamento do evento, cuja culminância ocorreu em março de 2021, era essencial que ele não perdesse sua identidade e seus princípios fundadores. Portanto, partimos da curadoria de registros dos anos anteriores para que essas memórias pudessem inspirar novas ações a serem feitas online. Dessa forma, para criar a identidade literária desta edição, utilizamos o texto Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, pois acreditamos na urgência e na necessidade de retomada das sabedorias dos povos originários para o enfrentamento dos dias atuais — que em muito se assemelham a um fim — simbólico — do mundo como o conhecemos. Organizamos, assim, a edição em ações que pudessem ser feitas remotamente, de forma síncrona e assíncrona, com a preocupação de que o evento remoto não fosse impessoal. Como resultado, obtivemos êxito em alguns caminhos experimentais de encontros com a comunidade escolar em torno da Literatura como potência de resistência frente ao difícil contexto que vivenciamos. Para compartilhar essas experiências, em consonância com Krenak, usamos o “narrar”/relatar como metodologia de trabalho.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Festivais
Educação a distância
Literatura
Ensino e aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Mai-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPDomingos.pdf712.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.