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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A internacionalização da moeda chinesa
Author(s)/Inventor(s): Rangel, Amanda Freijanes
Advisor: Lima, Fernando Carlos G. de Cerqueira
Abstract: Os fatores para uma moeda se tornar internacional são: alto volume de comércio comparado com o comércio mundial, o mercado financeiro do país (que deve ser aberto, livre de controles e bem desenvolvido) e confiança no valor da moeda, ou seja, a moeda não pode perder valor com facilidade. A participação da China no comércio mundial vem crescendo ao longo dos anos, atingindo 10% do total em 2012. A inflação na China se mantém bem baixa no período recente. Entretanto, embora o volume de crédito seja elevado como proporção do PIB, o sistema financeiro chinês não é muito desenvolvido. Atitudes vêm sendo tomadas em prol de melhorar o sistema financeiro. Entretanto, estas ainda não foram eficazes em nível mundial. O uso de renminbi na liquidação de comércio fronteiriço entre a China e alguns de seus vizinhos vem aumentando. Uma vez que a China se engajou ativamente na cooperação regional financeira e econômica e garante estabilidade monetária e na taxa de câmbio, o renminbi pode se tornar a moeda dominante no comércio regional.
Keywords: Política Monetária
China
Internacionalização da moeda
Moedas
Finanças internacionais
Mercado financeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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