Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14267
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Dívida pública: uma análise dos fatores condicionantes no período de 2007 a 2019 e os possíveis impactos da política fiscal
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Luciana Freitas de
Tutor: Dweck, Esther
Resumen: Neste estudo apresentamos os argumentos teóricos sobre a efetividade da política fiscal na visão das escolas neoclássica, mais precisamente a abordagem da equivalência ricardiana e a hipótese das expectativas racionais, e keynesiana, discorrendo sobre os principais elementos característicos da política fiscal e como eles afetam a atividade econômica. Além disso, apresentamos os diferentes conceitos de sustentabilidade da dívida pública abordados por diferentes autores e correntes econômicas. Com base na análise teórica, mostramos o debate econômico em torno dos efeitos do ajuste fiscal realizado por diversos países após a crise de 2008, em um período em que esses se encontravam em situação de desaceleração econômica e com aumento da dívida pública. Finalmente, elaboramos uma breve análise da política fiscal no Brasil, descrevendo os efeitos da contração fiscal e seus efeitos na economia brasileira. O estudo inclui uma descrição da evolução das variáveis da dívida pública no período de 2007 a 2019.
Materia: Política fiscal
Dívida pública
Orçamento público
Economia brasileira
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::POLITICA FISCAL DO BRASIL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, Luciana Freitas de. Dívida pública: uma análise dos fatores condicionantes no período de 2007 a 2019 e os possíveis impactos da política fiscal. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LFAndrade.pdf272.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.