Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14281
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, José | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Carolina Lima de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T19:02:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:46Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Carolina Lima de Sá. Gota d’água. 2017. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14281 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Cultura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.subject | Minimalismo | pt_BR |
dc.title | Gota d’água | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma proposta para Gota D’água, obra de Paulo Pontes e Chico Buarque, visa uma cenografia modular, que neutraliza o espaço e oferece planos para brincar com a simultaneidade das ações da peça. O projeto, teve como ideia evocar a estrutura dos planos desorganizados das construções irregulares presentes nas favelas e subúrbios cariocas. Analisando o texto e a movimentação cênica da história, esta cenografia nasce da observação estética e funcional em detrimento do texto e do contexto em que está inserido, através de uma apresentação sintetizada das ideias tomadas como referência. O minimalismo da paleta de cores traz como brincadeira a proposta do jornal, objeto estético central do livro em sua edição original e também possibilita o uso pensado da iluminação cênica para criar as atmosferas emocionais de cada cena. O grande bloco simétrico resultado deste projeto também remete de forma subjetiva e invertida às arenas das tragédias gregas, a principal referência dos autores na criação da história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Cenografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLSBarbosa.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.