Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14287
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Eletrólitos sólidos poliméricos: estado da arte e perspectivas de aplicação
Autor(es)/Inventor(es): Gouveia, Thais de Almeida
Tutor: Rocco, Ana Maria
Resumen: A crescente preocupação com o futuro do planeta e as emissões de gases do efeito estufa, com contribuição majoritária do setor de transporte, levou ao desenvolvimento de veículos elétricos, capazes de reduzir ou até zerar as emissões. Esses veículos utilizam de sistemas de armazenamento ou conversão de energia elétrica: as baterias de íons lítio e células a combustível, que apresentam desafios para sua ampla comercialização. A parte fundamental nesses sistemas é o eletrólito; sendo os eletrólitos sólidos poliméricos os mais promissores para vencer os desafios tecnológicos. Neste trabalho definiu-se o estado da arte dos eletrólitos sólidos poliméricos para baterias de íons lítio, com foco em eletrólitos de poli(óxido de etileno), e células a combustível. Para tanto foi feito um mapeamento de documentos patentários e não patentários das duas tecnologias e uma análise dos sistemas empregados no período entre 2011 e fevereiro de 2021. As plataformas Web of Science (WoS) e Derwent Innovation (DI) da empresa Clarivate Analytics foram escolhidas e as palavras-chave empregadas procuraram já restringir a busca a membranas poliméricas. Observou-se que as potências econômicas mundiais consideram de grande importância o domínio da propriedade intelectual e industrial na área de eletrólitos sólidos poliméricos, dado o expressivo e predominante número de suas publicações. China, Estados Unidos e Coréia do Sul, assim como França, são os países com maior número de publicações na área tecnológica analisada. Os eletrólitos permitem obter baterias e células a combustível eficientes, que são peçaschave para viabilizar a energia distribuída, equipamentos eletrônicos e o controle da poluição ambiental, em especial, nas grandes cidades. Para os dois tipos de eletrólitos sólidos pesquisados estabeleceu-se o estado da arte dos seus desenvolvimentos, elucidando aspectos que merecem ser estudados e são promissores na busca por eletrólitos de alta eficiência e custo menor, necessários para a produção e comercialização em larga escala de tecnologias de veículos elétricos.
Materia: Sustentabilidade
Eletrólitos
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GOUVEIA, Thais de Almeida. Eletrólitos sólidos poliméricos: estado da arte e perspectivas de aplicação. 2021. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Industrial) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Química Industrial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TAGouveia.pdf778.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.