Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14308
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dc.contributor.advisorSouza, Tania Conceição Clemente de-
dc.contributor.authorSilva, Alissa de Sá Alves da-
dc.date.accessioned2021-05-13T13:51:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14308-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectAcadêmicos do Salgueiro (Escola de samba)pt_BR
dc.titleSublime Xangô sangueirense: identidade, maravilhoso e fantástico na narrativa carnavalesca de 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7562804507341666pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Batista, Tiago José Freitas-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2161114686009463pt_BR
dc.description.resumoInvestiga como o Carnaval através da linguagem poética institui sentimento identitário e de pertença à determinada comunidade (territorial das escolas de samba). Configuram como meus objetivos analisar o samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval de 2019, extraindo elementos de pertença e identidade e analisar como o belo, o maravilhoso e o fantástico se constitui nesta narrativa poética musical. Ao atentar-se para o samba-enredo, notamos que ele é construído como forma de narrativa, na terceira pessoa, resgatando a memória um livro de histórias. No entanto, essa história não é contada apenas por um único narrador, mas por milhares de Salgueirenses que carregam consigo o fulgor de Xangô. Ao analisarmos a estrutura histórica do Brasil, partindo do século XIX até os dias de hoje, nota-se que paira em nossa sociedade a aversão a todos os elementos e criaturas ligadas a religião de matriz africana, que vêm ao longo de muitas décadas sendo demonizadas, por não ser visto como algo sagrado. Com isso, os seres divinos nessas religiões como é o caso de “Xangô” são visto como algo profano. No confronto a este pensamento, o Salgueiro significa, porque, as manifestações exaradas dentro de um desfile de Escola de Samba são agentes que marcam posições, ideologias, gestos, sentidos e significados. Os efeitos no Salgueiro de 2019 se configuram neste pensamento de registrar e politizar a negritude, tendo em vista que Xangô é o padroeiro da escola. Então, através da linguagem, o homem significa. Com esse estudo, destaca-se a posição do político no Carnaval, como um gesto adotado pelas agremiações carnavalescas. Concluímos que desfilar é politizar e que o carnaval não se sustenta apenas como manifestação cultural. A combinação de todos os elementos que o compõem, o tornam algo que ultrapassa toda a razão para se materializar como Maravilhoso. A ascensão do maravilhoso se apresenta em cada voz, em cada som produzido pelas baterias, e principalmente, em cada olhar que contempla essa arte que nunca se esgota, mas se renova a cada ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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