Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14308
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sublime Xangô sangueirense: identidade, maravilhoso e fantástico na narrativa carnavalesca de 2019
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Alissa de Sá Alves da
Orientador: Souza, Tania Conceição Clemente de
Coorientador: Batista, Tiago José Freitas
Resumo: Investiga como o Carnaval através da linguagem poética institui sentimento identitário e de pertença à determinada comunidade (territorial das escolas de samba). Configuram como meus objetivos analisar o samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval de 2019, extraindo elementos de pertença e identidade e analisar como o belo, o maravilhoso e o fantástico se constitui nesta narrativa poética musical. Ao atentar-se para o samba-enredo, notamos que ele é construído como forma de narrativa, na terceira pessoa, resgatando a memória um livro de histórias. No entanto, essa história não é contada apenas por um único narrador, mas por milhares de Salgueirenses que carregam consigo o fulgor de Xangô. Ao analisarmos a estrutura histórica do Brasil, partindo do século XIX até os dias de hoje, nota-se que paira em nossa sociedade a aversão a todos os elementos e criaturas ligadas a religião de matriz africana, que vêm ao longo de muitas décadas sendo demonizadas, por não ser visto como algo sagrado. Com isso, os seres divinos nessas religiões como é o caso de “Xangô” são visto como algo profano. No confronto a este pensamento, o Salgueiro significa, porque, as manifestações exaradas dentro de um desfile de Escola de Samba são agentes que marcam posições, ideologias, gestos, sentidos e significados. Os efeitos no Salgueiro de 2019 se configuram neste pensamento de registrar e politizar a negritude, tendo em vista que Xangô é o padroeiro da escola. Então, através da linguagem, o homem significa. Com esse estudo, destaca-se a posição do político no Carnaval, como um gesto adotado pelas agremiações carnavalescas. Concluímos que desfilar é politizar e que o carnaval não se sustenta apenas como manifestação cultural. A combinação de todos os elementos que o compõem, o tornam algo que ultrapassa toda a razão para se materializar como Maravilhoso. A ascensão do maravilhoso se apresenta em cada voz, em cada som produzido pelas baterias, e principalmente, em cada olhar que contempla essa arte que nunca se esgota, mas se renova a cada ano.
Palavras-chave: Negritude
Carnaval
Identidade cultural
Acadêmicos do Salgueiro (Escola de samba)
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASASilva.pdf458.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.