Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14315
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ecotubo: embalagem sustentável de creme dental
Autor(es)/Inventor(es): Moura, Maria Thereza da Costa
Orientador: Souza, Patricia March de
Resumo: Ao refletir sobre o impacto ambiental da indústria de embalagens vigente, conclui-se que há espaço para implementação de estratégias de produção ecológicas. O trabalho explicita esta afirmação propondo a elaboração de uma embalagem de creme dental dentro dos moldes de produção sustentável da economia circular. Para elaboração do tubo de creme dental a autora disserta sobre o desenvolvimento da indústria de embalagem, o aumento da difusão dos bens de consumo o que eleva sua importância. Apresenta contraponto entre o seu desenvolvimento e seus impactos ambientais, desenvolvendo uma embalagem de creme dental a partir do mesmo material sustentável para o tubo e seu componente de vedação, facilitando assim o descarte adequado. Com um design que transfere ao tubo a função de embalagem secundária, a logística da estocagem e transporte é otimizada, o que agrega a embalagem menor impacto e maior desempenho. Palavras chave: Tubo de creme dental, sustentabilidade, embalagem, design de embalagem.
Palavras-chave: Embalagens
Creme dental
Sustentabilidade
Design de produtos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MOURA, Maria Thereza da Costa. Ecotubo: embalagem sustentável de creme dental. 2021. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Desenho Industrial - Projeto do Produto

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTCMoura.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.