Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14316
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Histo é arte: a didática na imagem
Autor(es)/Inventor(es): Gastaldo, Alice Braga
Tutor: Pinto, Dalila dos Santos Cerqueira
Resumen: Discute o valor educacional presente nos artesanatos e nas ilustrações científicas que, conforme será argumentado no texto, se encaixam na definição de “arte”. O texto aborda a presença da didática nessas formas de arte, além de reconhecer a natureza intrinsecamente educativa de todas as vertentes artísticas, desde o primórdio da civilização até a galeria modernista. Será montado um panorama a fim de demonstrar o caráter didático nas manifestações culturais humanas, das mais banais às bienais. O trabalho conclui que as atividades humanas são infinitas, e que retemos — deliberadamente ou não — as características de quem nos precedeu e das culturas que nos cercam. Essa discussão é permeada ao longo do texto pela pintura, pelas microscopias histológicas e pelas artes têxteis, que são utilizadas como exemplo da forma com a qual expressamos nossa sabedoria de modo manual e didático, e como transmitimos esses conhecimentos adiante através de seus produtos.
Materia: Educação artística
Artesanato
Ilustração cientifica
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GASTALDO, Alice Braga. Histo é arte: a didática na imagem. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pintura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABGastaldo.pdf3.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.