Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14326
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ditadura militar brasileira (1964-1985): poupança externa e desenvolvimento
Autor(es)/Inventor(es): Satuf, Artur Faria Navarra
Orientador: Vergnhanini, Rodrigo
Resumo: A Ditadura Militar brasileira (1964-1985) é usualmente apresentada como um período de autoritária estabilização política e crescimento econômico que foi seguido pela grave crise inflacionária e restrição externa dos anos 1980. Nesse período histórico, é considerável a experiência de recurso ao financiamento externo para cobrir os déficits em transações correntes (ou seja, o recurso à poupança externa). O foco desse trabalho é precisamente analisar as condições (reais e financeiras) que contribuíram para a necessidade e, em menor medida, para a disponibilidade de financiamento externo ao longo dos diversos subperíodos que marcaram o desenvolvimento brasileiro no período militar. Para tanto, o trabalho foi subdivido em uma parcela teórica, que busca analisar as diferentes abordagens para a relação entre poupança externa e crescimento, e uma parte destinada à análise descritiva do período militar por esse viés. A parcela teórica apresenta as correntes liberal e a novo-desenvolvimentista, além de apresentar críticas a ambas. Para análise do período militar, o saldo em transações correntes foi tratado a partir da sua subdivisão nas contas balança comercial e conta de rendas. Em função do caráter heterogêneo de sua composição, durante os anos do Regime Militar por vezes foi predominante o caráter comercial e em outros momentos o aspecto financeiro da poupança externa, motivo pelo qual não foi identificada uma relação direta entre esse indicador e o nível de expansão do investimento ou da renda, ainda que seja notável a estratégia de absorção de financiamento externo para impulsionar o crescimento econômico.
Palavras-chave: Ditadura
Brasil
Governos militares (1964-1985)
Desenvolvimento econômico
Financiamento externo
Dictatorship
Brazil
Military governments (1964-1985)
Economic development
External financing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SATUF, Artur Faria Navarra. Ditadura militar brasileira (1964-1985): poupança externa e desenvolvimento. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFNSatuf.pdf474.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.