Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14328
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Indústria 4.0: a transformação digital na cadeia produtiva da indústria mineradora
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Carolina Victor Vicente
Orientador: Penna, Caetano Christophe Rosado
Resumo: Com o objetivo de entender o panorama da indústria 4.0 e as suas principais tecnologias e também de averiguar como essas tecnologias estão influenciando a cadeia produtiva e se estão alterando a produtividade dos processos da cadeia de produção das mineradoras, este trabalho aborda a temática das revoluções industriais e a sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade, ao mesmo tempo que procura, por meio da explicação de Schumpeter, identificar como as revoluções tecnológicas influenciaram o desenvolvimento econômico das sociedades. Utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, foi possível identificar, de acordo com a apresentação das diversas inovações tecnológicas da indústria 4.0, como estas influenciam o setor da mineração e os seus processos produtivos. Verificou-se que a implementação de algumas das inovações tecnológicas quando aplicadas na mineração, promovem maior eficácia na cadeia produtiva, aumento da capacidade de planejamento, bem como diminuição dos custos e riscos em relação a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente.
Palavras-chave: Indústria 4.0
Indústria mineral
Inovações tecnológicas
Mineral industries
Technological innovations
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jun-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVEIRA, Carolina Victor Vicente. Indústria 4.0: a transformação digital na cadeia produtiva da indústria mineradora. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CVVFerreira.pdf818.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.