Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14335
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impactos da educação profissional no mercado de trabalho brasileiro
Author(s)/Inventor(s): Maciel, Fábio Bentz
Advisor: Rocha, Romero Cavalcanti Barreto da
Abstract: Este trabalho tem como objetivo estimar os impactos dos cursos de qualificação profissional sobre a performance dos indivíduos no mercado de trabalho. A literatura especializada aponta que os benefícios costumam ser pouco expressivos, mas é enfatizado que existe significante variação entre os efeitos dependendo do corte amostral. Para o Brasil, são poucos os trabalhos feitos explorando a heterogeneidade dos efeitos por diferentes atividades econômicas. Tendo isto em vista, foi utilizado um modelo de Diferenças em Diferenças com Propensity Score Matching, a partir dos microdados da PME, para inferir impactos sobre renda, empregabilidade e formalização para variados recortes amostrais. Os resultados mostram evidências de que os impactos são, em média, pequenos para o Brasil, e que os trabalhadores dos serviços domésticos são os que mais se beneficiam desses cursos.
Keywords: Educação
Mercado de trabalho
Qualificação profissional
Education
Labor market
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS::TREINAMENTO E ALOCACAO DE MAO-DE-OBRA OFERTA DE MAO-DE-OBRA E FORCA DE TRABALHO
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MACIEL, Fábio Bentz. Impactos da educação profissional no mercado de trabalho brasileiro. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FBMaciel.pdf293.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.