Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14346
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Importância de aulas práticas na mudança da percepção de um grupo de alunos do ensino médio: a relação harmônica com os micróbios x vida saudável no planeta |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Priscila Santana Vieira dos |
Advisor: | Liberto, Maria Isabel Madeira |
Abstract: | Na maioria das vezes, na população em geral e mesmo no ambiente escolar, os micróbios são vistos, apenas, como organismos causadores de doenças, provavelmente, devido à falta de informação da sociedade. No entanto, é comprovado, que os micróbios são organismos essenciais para os seres vivos e o meio ambiente. Diante disso, cabe ao professor desenvolver técnicas de ensino que possibilitem um aprendizado mais consolidado, evitando equívocos. Sabe-se que o corpo humano é habitado por, pelo menos, a mesma quantidade de bactérias que o número de células humanas e a maioria dessas bactérias é encontrada no trato intestinal e distribuída sobre a pele e mucosas. Cada um de nós possui uma microbiota exclusiva, que desempenha funções fisiológicas específicas de grande relevância para o bem estar orgânico, sendo essencial à saúde. Por esta razão, o presente trabalho teve como objetivo visualizar o conhecimento prévio de um grupo de estudantes do Ensino Médio, de uma escola de Paraíba do Sul, a respeito das bactérias e demonstrar aos alunos a importância das mesmas e do estudo de Microbiologia. O projeto contou com a participação de cem alunos, dentre esses, 22 participaram da parte prática, que tinha o intuito de visualizar a microbiota das mãos, antes e depois da lavagem das mesmas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, por não terem contato com a parte prática da área de Microbiologia, têm dificuldade para assimilar o conteúdo facilmente, e muitas vezes alguns conceitos nem são passados pelos professores, pois são de difícil compreensão sem a visualização na prática. Após a apresentação em slides e a realização da prática, 100% dos alunos participantes entenderam que as bactérias podem ser benéficas, principalmente no corpo humano e, além disso, esses resultados reforçaram a importância da utilização de aulas práticas e dinâmicas, pois estas despertam o interesse dos alunos, permitindo que os mesmos, embasados nas informações obtidas, robustecidas pelo próprio desempenho em sala de aula, se tornem multiplicadores desse conhecimento para as pessoas do seu convívio diário, modificando o pré – conceito sobre as bactérias e, esclarecendo-as da necessidade do uso de hábitos de higiene para uma vida salutar. |
Keywords: | Ensino médio Ensino de ciências Microbiologia Corpo humano Percepção Aprendizagem baseada em problemas High school Teaching sciences Microbiology Human body Perception Problem-based learning |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 27-Jun-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Priscila Santana Vieira dos. Importância de aulas práticas na mudança da percepção de um grupo de alunos do ensino médio: a relação harmônica com os micróbios x vida saudável no planeta. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSVSantos.pdf | 6.76 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.