Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14346
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Importância de aulas práticas na mudança da percepção de um grupo de alunos do ensino médio: a relação harmônica com os micróbios x vida saudável no planeta
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Priscila Santana Vieira dos
Orientador: Liberto, Maria Isabel Madeira
Resumo: Na maioria das vezes, na população em geral e mesmo no ambiente escolar, os micróbios são vistos, apenas, como organismos causadores de doenças, provavelmente, devido à falta de informação da sociedade. No entanto, é comprovado, que os micróbios são organismos essenciais para os seres vivos e o meio ambiente. Diante disso, cabe ao professor desenvolver técnicas de ensino que possibilitem um aprendizado mais consolidado, evitando equívocos. Sabe-se que o corpo humano é habitado por, pelo menos, a mesma quantidade de bactérias que o número de células humanas e a maioria dessas bactérias é encontrada no trato intestinal e distribuída sobre a pele e mucosas. Cada um de nós possui uma microbiota exclusiva, que desempenha funções fisiológicas específicas de grande relevância para o bem estar orgânico, sendo essencial à saúde. Por esta razão, o presente trabalho teve como objetivo visualizar o conhecimento prévio de um grupo de estudantes do Ensino Médio, de uma escola de Paraíba do Sul, a respeito das bactérias e demonstrar aos alunos a importância das mesmas e do estudo de Microbiologia. O projeto contou com a participação de cem alunos, dentre esses, 22 participaram da parte prática, que tinha o intuito de visualizar a microbiota das mãos, antes e depois da lavagem das mesmas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos, por não terem contato com a parte prática da área de Microbiologia, têm dificuldade para assimilar o conteúdo facilmente, e muitas vezes alguns conceitos nem são passados pelos professores, pois são de difícil compreensão sem a visualização na prática. Após a apresentação em slides e a realização da prática, 100% dos alunos participantes entenderam que as bactérias podem ser benéficas, principalmente no corpo humano e, além disso, esses resultados reforçaram a importância da utilização de aulas práticas e dinâmicas, pois estas despertam o interesse dos alunos, permitindo que os mesmos, embasados nas informações obtidas, robustecidas pelo próprio desempenho em sala de aula, se tornem multiplicadores desse conhecimento para as pessoas do seu convívio diário, modificando o pré – conceito sobre as bactérias e, esclarecendo-as da necessidade do uso de hábitos de higiene para uma vida salutar.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino de ciências
Microbiologia
Corpo humano
Percepção
Aprendizagem baseada em problemas
High school
Teaching sciences
Microbiology
Human body
Perception
Problem-based learning
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Jun-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Priscila Santana Vieira dos. Importância de aulas práticas na mudança da percepção de um grupo de alunos do ensino médio: a relação harmônica com os micróbios x vida saudável no planeta. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSVSantos.pdf6.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.