Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14348
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Wanda Lúcia Borsato da | - |
dc.contributor.author | Souza, Teresa Cristina Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T18:57:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Teresa Cristina de. A inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14348 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Petrópolis (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | School inclusion | en |
dc.subject | Permanent education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | High school curriculum | en |
dc.title | A inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0070984620870221 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Ana Paula de Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8843674802036272 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kamiyama, Carolina Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5960992446061067 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo investiga a inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede pública municipal de Petrópolis, RJ, na efetivação das adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados em classes regulares do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem por intenção analisar as circunstâncias em que o trabalho docente ocorre, e qual papel é desempenhado pelo professor, pela gestão e pela orientação escolar, identificando concepções e práticas adotadas frente ao desafio da qualidade educacional em perspectiva inclusiva, em busca de respostas a questões tais como: qual concepção de educação encontra-se na prática com os alunos com necessidades educacionais especiais na rotina escolar? Mediante todo o aparato legal e as políticas públicas adotadas, em que medida as ações pedagógicas refletem a efetivação da inclusão? Como o professor abarca as novas demandas escolares? Que contribuições ou entraves são identificados nas relações professor-aluno com necessidades educacionais especiais? Além da análise de obras sobre a temática, empregou-se a observação direta, entrevistas e análise documental na busca de tais respostas. A promoção das adaptações curriculares e o atendimento das especificidades dos educandos pressupõem trabalho em conjunto de toda a equipe escolar, concepção educacional aberta à diversidade, reconhecimento da individualidade de cada ser humano e respeito às diferentes formas e ritmos de aprendizagem. Enfoca-se a importância da formação continuada na construção do embasamento e autonomia do trabalho docente, frente aos desafios da educação de qualidade para todos. Este estudo aspira contribuir para a importância de conhecer e planejar ações pedagógicas efetivas, como adaptações curriculares, para a promoção da aprendizagem dos com deficiência, partindo-se do principio de que o que diz respeito ao currículo, diz respeito à ação docente, configurando-se, desta forma, a formação continuada como elemento essencial ao aperfeiçoamento do profissional da educação na formação do olhar e da ação qualificados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCMSouza.pdf | 476.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.