Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Wanda Lúcia Borsato da-
dc.contributor.authorSouza, Teresa Cristina Martins de-
dc.date.accessioned2021-05-18T18:57:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:48Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Teresa Cristina de. A inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14348-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPetrópolis (RJ)pt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino médiopt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectPermanent educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectHigh school curriculumen
dc.titleA inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0070984620870221pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Ana Paula de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843674802036272pt_BR
dc.contributor.referee2Kamiyama, Carolina Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5960992446061067pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investiga a inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede pública municipal de Petrópolis, RJ, na efetivação das adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados em classes regulares do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem por intenção analisar as circunstâncias em que o trabalho docente ocorre, e qual papel é desempenhado pelo professor, pela gestão e pela orientação escolar, identificando concepções e práticas adotadas frente ao desafio da qualidade educacional em perspectiva inclusiva, em busca de respostas a questões tais como: qual concepção de educação encontra-se na prática com os alunos com necessidades educacionais especiais na rotina escolar? Mediante todo o aparato legal e as políticas públicas adotadas, em que medida as ações pedagógicas refletem a efetivação da inclusão? Como o professor abarca as novas demandas escolares? Que contribuições ou entraves são identificados nas relações professor-aluno com necessidades educacionais especiais? Além da análise de obras sobre a temática, empregou-se a observação direta, entrevistas e análise documental na busca de tais respostas. A promoção das adaptações curriculares e o atendimento das especificidades dos educandos pressupõem trabalho em conjunto de toda a equipe escolar, concepção educacional aberta à diversidade, reconhecimento da individualidade de cada ser humano e respeito às diferentes formas e ritmos de aprendizagem. Enfoca-se a importância da formação continuada na construção do embasamento e autonomia do trabalho docente, frente aos desafios da educação de qualidade para todos. Este estudo aspira contribuir para a importância de conhecer e planejar ações pedagógicas efetivas, como adaptações curriculares, para a promoção da aprendizagem dos com deficiência, partindo-se do principio de que o que diz respeito ao currículo, diz respeito à ação docente, configurando-se, desta forma, a formação continuada como elemento essencial ao aperfeiçoamento do profissional da educação na formação do olhar e da ação qualificados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCMSouza.pdf476.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.