Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14348
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Teresa Cristina Martins de
Orientador: Silva, Wanda Lúcia Borsato da
Resumo: O presente estudo investiga a inclusão de alunos com deficiência em uma escola da rede pública municipal de Petrópolis, RJ, na efetivação das adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados em classes regulares do Ensino Fundamental II. A pesquisa tem por intenção analisar as circunstâncias em que o trabalho docente ocorre, e qual papel é desempenhado pelo professor, pela gestão e pela orientação escolar, identificando concepções e práticas adotadas frente ao desafio da qualidade educacional em perspectiva inclusiva, em busca de respostas a questões tais como: qual concepção de educação encontra-se na prática com os alunos com necessidades educacionais especiais na rotina escolar? Mediante todo o aparato legal e as políticas públicas adotadas, em que medida as ações pedagógicas refletem a efetivação da inclusão? Como o professor abarca as novas demandas escolares? Que contribuições ou entraves são identificados nas relações professor-aluno com necessidades educacionais especiais? Além da análise de obras sobre a temática, empregou-se a observação direta, entrevistas e análise documental na busca de tais respostas. A promoção das adaptações curriculares e o atendimento das especificidades dos educandos pressupõem trabalho em conjunto de toda a equipe escolar, concepção educacional aberta à diversidade, reconhecimento da individualidade de cada ser humano e respeito às diferentes formas e ritmos de aprendizagem. Enfoca-se a importância da formação continuada na construção do embasamento e autonomia do trabalho docente, frente aos desafios da educação de qualidade para todos. Este estudo aspira contribuir para a importância de conhecer e planejar ações pedagógicas efetivas, como adaptações curriculares, para a promoção da aprendizagem dos com deficiência, partindo-se do principio de que o que diz respeito ao currículo, diz respeito à ação docente, configurando-se, desta forma, a formação continuada como elemento essencial ao aperfeiçoamento do profissional da educação na formação do olhar e da ação qualificados.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão escolar
Educação permanente
Formação de professores
Petrópolis (RJ)
Currículo de ensino médio
Special education
School inclusion
Permanent education
Teacher training
High school curriculum
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 27-Mai-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Teresa Cristina de. A inclusão escolar sob a ótica de uma escola da rede municipal de Petrópolis, RJ: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCMSouza.pdf476.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.