Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1434
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A identidade do torcedor no país do futebol
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Fernando Vannier dos Santos
Orientador: ElHajji, Mohammed
Resumo: Consiste em uma busca pela identidade do torcedor de futebol com o seu time e com a seleção nacional. Fazendo um desenvolvimento histórico e sociológico do esporte no Brasil, podemos ver que a construção da nossa identidade como o país do futebol se deu após uma intensa luta no campo social e simbólico para definir qual seria o caráter do esporte no país. Através de uma revisão bibliográfica, nós trabalhamos a origem dos clubes e o pioneirismo das elites no futebol nacional, como o futebol se popularizou a tal ponto de fazer parte do cotidiano, alimentando comparações metafóricas para a vida. A medida em que esses clubes de futebol se desenvolvem como se cria a identidade dos torcedores, que apesar de rivais se unem em torno da seleção brasileira e do ideal nacional, e em casos onde as tensões da arquibancada extrapolam o estádio e alcançam a vida social, ou o inverso quando são dramatizadas pelas torcidas. E para os dias atuais, como a globalização influi no jogo e nessa organização simbólica, e como o mercado pode mudar as relações do torcedor com seu objeto de paixão.
Palavras-chave: Torcedor
Identidade
Futebol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jul-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. 2006. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FBORGES.pdf506.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.