Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeher, Roberto-
dc.contributor.authorGeraldo, Débora Sabina da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-20T18:55:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:49Z-
dc.date.issued2013-02-01-
dc.identifier.citationGERALDO, Débora Sabina da Silva. Exposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14364-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectEducação em museuspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleExposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Andrea Penteado de-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Cristina Miranda da-
dc.description.resumoO presente trabalho busca promover reflexões quanto aos semióforos presentes na exposição “Máquinas Poéticas” realizada no Museu Casa do Pontal. Primeiramente apresenta fundamentos históricos da construção da Colonialidade do Saber na América Latina. Ao pensar a colonialidade do saber, nos referimos aos padrões de poder e saber dominantes, construídos na época colonial e que se perpetuaram até a contemporaneidade – tendo por base elaborações raciais e capitalista no âmbito global. Refletimos como a colonialidade perpassou pela construção das políticas de preservação dos bens no período de formação do Estado Nacional no Brasil. Com base nestas reflexões, busca compreender a exposição em análise como um semióforo em que diversos símbolos se encontram atrelados de um modo dialético. A seguir, busca compreender o papel do educador neste contexto, apresentando a concepção de que seu papel é primordial para que possamos romper com olhares evolucionistas no âmbito artístico e promover a emancipação humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DGeraldo.pdf527.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.