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http://hdl.handle.net/11422/14364
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Leher, Roberto | - |
dc.contributor.author | Geraldo, Débora Sabina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T18:55:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-01 | - |
dc.identifier.citation | GERALDO, Débora Sabina da Silva. Exposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14364 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Educação em museus | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.title | Exposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensões | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Andrea Penteado de | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Maria Cristina Miranda da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca promover reflexões quanto aos semióforos presentes na exposição “Máquinas Poéticas” realizada no Museu Casa do Pontal. Primeiramente apresenta fundamentos históricos da construção da Colonialidade do Saber na América Latina. Ao pensar a colonialidade do saber, nos referimos aos padrões de poder e saber dominantes, construídos na época colonial e que se perpetuaram até a contemporaneidade – tendo por base elaborações raciais e capitalista no âmbito global. Refletimos como a colonialidade perpassou pela construção das políticas de preservação dos bens no período de formação do Estado Nacional no Brasil. Com base nestas reflexões, busca compreender a exposição em análise como um semióforo em que diversos símbolos se encontram atrelados de um modo dialético. A seguir, busca compreender o papel do educador neste contexto, apresentando a concepção de que seu papel é primordial para que possamos romper com olhares evolucionistas no âmbito artístico e promover a emancipação humana. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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