Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14364
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Exposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensões
Author(s)/Inventor(s): Geraldo, Débora Sabina da Silva
Advisor: Leher, Roberto
Abstract: O presente trabalho busca promover reflexões quanto aos semióforos presentes na exposição “Máquinas Poéticas” realizada no Museu Casa do Pontal. Primeiramente apresenta fundamentos históricos da construção da Colonialidade do Saber na América Latina. Ao pensar a colonialidade do saber, nos referimos aos padrões de poder e saber dominantes, construídos na época colonial e que se perpetuaram até a contemporaneidade – tendo por base elaborações raciais e capitalista no âmbito global. Refletimos como a colonialidade perpassou pela construção das políticas de preservação dos bens no período de formação do Estado Nacional no Brasil. Com base nestas reflexões, busca compreender a exposição em análise como um semióforo em que diversos símbolos se encontram atrelados de um modo dialético. A seguir, busca compreender o papel do educador neste contexto, apresentando a concepção de que seu papel é primordial para que possamos romper com olhares evolucionistas no âmbito artístico e promover a emancipação humana.
Keywords: Arte-educação
Educação em museus
Cultura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Feb-2013
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GERALDO, Débora Sabina da Silva. Exposição “Máquinas Poéticas” no Museu Casa do Pontal: semióforos em tensões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DGeraldo.pdf527.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.