Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14377
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Produção de textos acadêmicos x capital cultura |
Autor(es)/Inventor(es): | Chagas, Ariane Nascimento das |
Orientador: | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
Resumo: | Este trabalho apresenta a relação da escrita acadêmica, com a teoria do Capital Cultural, do autor Bourdieu. Capital esse hegemônico, onde a classe dominante, lidera sobre a classe popular, gerando desigualdades sociais, essas desigualdades sociais afetam o ensino do educando da classe dominada. Pois os estudantes das classes mais favorecidas têm um capital Cultural aprimorado, trazendo consigo uma linguagem, conhecimento, informações e habilidades que são ensinadas desde a infância, por sua família, e pelas instituições escolares do qual pertencem. Ampliando a desigualdade no ensino escolar, porque o conteúdo que é ensinado na escola, traz em si, a linguagem, informações, conhecimento, e habilidades, das classes mais favorecidas, como já falado acima, fazendo com que esses alunos das classes dominantes, se destaquem no ensino. Ocorre também que muitas vezes a educação da classe popular, tem um conteúdo resumido, falta de professores, falta de um ambiente adequado, enfim não é oferecido a essa classe, a mesma equidade na educação. E quando este indivíduo pobre entrar na Universidade pública, sem o Capital Cultural da elite, seu esforço para se destacar é bem maior do que os alunos que tiveram uma educação elitizada. Essa dificuldade na Universidade se apresenta por meio da escrita não formal, sem clareza, e sem estrutura. O trabalho foi realizado, a partir de entrevistas feitas com 8 estudantes, durante a aula da disciplina monografia, alunos estes das classes dominadas. Por meio deste estudo, nota-se que a falta desse Capital Cultural da elite, influência ao ponto de a classe dominante ter um melhor desempenho na Universidade Pública, comparado com a classe que não possui esse Capital hegemônico. A desigualdade do ensino é percebida pelos alunos com um Capital Cultural inferior, tornando difícil e muitas vezes complexa a aprendizagem, por causa das lacunas na sua educação ao longo de sua existência, e demandando um esforço maior para sobressaírem nos estudos. Acredito que se a universidade tiver um olhar maior, e um acompanhamento por partes dos professores, por meio de uma disciplina de escrita obrigatório, ou optativa, desde o primeiro período até o último período, as desigualdades no ensino superior, não serão tão grandes assim. |
Palavras-chave: | Capital intelectual Ensino superior Redação Material didático |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 14-Ago-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CHAGAS, Ariane Nascimento das. Produção de textos acadêmicos x capital cultura. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AChagas.pdf | 332.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.