Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14384
Especie: Relatório
Título : A teoria clássica vista a partir do conceito de programa de pesquisa
Autor(es)/Inventor(es): Correa, Paulo Guilherme Farah
Resumen: Este trabalho tem como objetivo apresentar a teoria clássica como sendo um programa de pesquisa – no sentido que lhe confere a metodologia de pesquisa científica lakatosiana. Na prática, ele pode funcionar como uma espécie de "guia para leitura" dos autores clássicos, na medida em que seleciona e articula a problemática central, principais variáveis exógenas e endógenas de cada um dos modelos referentes a esta escola de pensamento. O que precede será feito em quatro etapas. A primeira seção apresenta de maneira sucinta a metodologia lakatosiana. A segunda seção tece algumas considerações sobre o surgimento da ciência econômica, com vistas a salientar a problemática que lhe confere existência. A terceira seção aplica os fundamentos desenvolvidos em (1) à problemática definida em (2). A quarta seção examina um primeiro esforço explícito de defesa da Teoria Clássica frente a potenciais refutações.
Resumen: Unavailable.
Materia: Teorias econômicas
Doutrina
Ensino e aprendizagem
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Texto para discussão
Número: 254
Fecha de publicación: feb-1991
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CORREA, Paulo Guilherme Farah. A teoria clássica vista a partir do conceito de programa de pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1991. 29 p. (Texto para discussão, n. 254).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PGFCorrea.pdf6.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.