Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14388
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos |
Author(s)/Inventor(s): | Ávila, Patrícia da Silva Bernardo Villela de |
Advisor: | Alves, Marcela de Souza |
Abstract: | A evolução é mencionada por diversos autores como o eixo norteador da biologia, logo, é fundamental que os estudantes tenham compreensão sobre os conceitos desse tema e de seleção natural. O presente trabalho se propôs a buscar alternativas para o aprimoramento do ensino de ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construída ainda na educação básica, conhecimentos em ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos. Para isso, é necessário investigar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre evolução e seleção natural, analisar as possíveis dificuldades conceituais e os possíveis obstáculos e assim verificar a contribuição de história em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa traz um questionário fechado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a três turmas do 7º ano do ensino fundamental, em duas unidades escolares, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, no Município de Barra do Piraí e o Colégio Municipal Getúlio Vargas, no município de Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi um questionário quantitativo, do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas. A aplicação do questionário ocorreu após as observações das aulas sobre evolução. Os quadrinhos foram lidos e em seguida o questionário foi lido, explicado e aplicado pela estagiária-pesquisadora. Os resultados obtidos em dados numéricos foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos que foram elaborados utilizando o programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Observa-se que entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados, na categoria um, o Colégio Municipal Getúlio Vargas demonstrou melhor compreensão do conceito adaptação. Na categoria dois, ambas unidades escolares demonstraram compreender o conceito evolução, na categoria três, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, demonstrou melhor compreensão sobre Lamarckismo x evolução e na categoria quatro, o Colégio Municipal Getúlio Vargas compreendeu melhor o conceito mutação. Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos, como história em quadrinhos, visto que equívocos conceituais sobre este assunto já se mostram presentes, ainda mais se levarmos em conta que o conteúdo evolução é dado apenas no ensino médio. |
Keywords: | História em quadrinhos Ensino de ciências Evolução Biologia Ensino fundamental Comics Science teaching Evolution Biology Elementary School |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Nov-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ÁVILA, Patrícia da Silva Bernardo Villela. Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PSBVAvila.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.