Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14393
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães, Ligia Karam Corrêa de | - |
dc.contributor.author | Ximenes, Camilla Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T21:51:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
dc.identifier.citation | XIMENES, Camilla Souza. Formação continuada de professores. 2020. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14393 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.description.resumo | Discute sobre a “Formação Continuada de Professores”, onde buscamos compreender os caminhos da formação docente, investigando as formulações das políticas educacionais, que englobam também, a oferta de cursos de formação continuada, com vistas a permanente construção do conhecimento. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDB), os programas de formação de professores alocados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação) através da Resolução CNE/CP Nº2, de 20 de dezembro de 2019 e o Projeto de Resolução CNE/CP NºXXX/2020 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada); além dos autores citados abaixo, dos quais subsidiam o trabalho de campo realizado no “Colégio Y”. Nosso estudo toma por base autores que defendem processos formativos que privilegiam o diálogo, o pensamento crítico e a reflexão do trabalho docente, dentre eles: Freire (2013; 2015), Pimenta (1995; 1997), Nóvoa (1992; 2013; 2015), Saviani (2009), Costa (2002), Louro (1997. Para complementar a pesquisa documental e bibliográfica foi realizado um trabalho de campo, objetivando compreender a importância e sentidos atribuídos à educação continuada para professores em exercício. Verificamos que apesar de algumas falas coincidirem entre os professores, a respeito da questão central sobre a formação continuada, há divergências nas respostas, pois alguns colocam incisivamente o quão importante se faz o aprimoramento dos professores por meio de cursos de capacitação em perspectiva conteudista como sendo essencial para a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CXimenes.pdf | 629.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.