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dc.contributor.advisorMagalhães, Ligia Karam Corrêa de-
dc.contributor.authorXimenes, Camilla Souza-
dc.date.accessioned2021-05-31T21:51:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:53Z-
dc.date.issued2020-08-20-
dc.identifier.citationXIMENES, Camilla Souza. Formação continuada de professores. 2020. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14393-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleFormação continuada de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoDiscute sobre a “Formação Continuada de Professores”, onde buscamos compreender os caminhos da formação docente, investigando as formulações das políticas educacionais, que englobam também, a oferta de cursos de formação continuada, com vistas a permanente construção do conhecimento. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, na qual foram analisados os documentos do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDB), os programas de formação de professores alocados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação) através da Resolução CNE/CP Nº2, de 20 de dezembro de 2019 e o Projeto de Resolução CNE/CP NºXXX/2020 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada); além dos autores citados abaixo, dos quais subsidiam o trabalho de campo realizado no “Colégio Y”. Nosso estudo toma por base autores que defendem processos formativos que privilegiam o diálogo, o pensamento crítico e a reflexão do trabalho docente, dentre eles: Freire (2013; 2015), Pimenta (1995; 1997), Nóvoa (1992; 2013; 2015), Saviani (2009), Costa (2002), Louro (1997. Para complementar a pesquisa documental e bibliográfica foi realizado um trabalho de campo, objetivando compreender a importância e sentidos atribuídos à educação continuada para professores em exercício. Verificamos que apesar de algumas falas coincidirem entre os professores, a respeito da questão central sobre a formação continuada, há divergências nas respostas, pois alguns colocam incisivamente o quão importante se faz o aprimoramento dos professores por meio de cursos de capacitação em perspectiva conteudista como sendo essencial para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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