Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14402
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Inoculação de cana-de-açúcar com a bactéria endofítica Gluconacetobacter diazotrophicus visando o uso eficiente do nitrogênio
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Camila Brum Pereira
Orientador: Hermerly, Adriana Silva
Coorientador: Hardoim, Pablo Rodrigo
Resumo: A cana-de-açúcar é uma gramínea de grande relevância para a economia brasileira. O dinitrogênio (N2) apesar de ser um gás abundante na atmosfera terrestre, em sua forma molecular esse gás se encontra indisponível para plantas e animais. O uso de fertilizantes nitrogenados é uma opção para enriquecimento de solos pobres em nitrogênio. Outra maneira do N2 ser ofertado às plantas é através da associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, a qual são denominadas bactérias diazotróficas. Sendo assim, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a interação entre plantas de cana-de-açúcar e a bactéria diazotrófica Gluconacetobacter diazotrophicus na presença de diferentes fontes e concentrações de fertilizante nitrogenado, visando uma maior eficiência do uso do nitrogênio. O projeto foi realizado em cinco etapas como cultura da bactéria diazotrófica G. diazotrophicus, cultivo in vitro de cana-de-açúcar, cultivo hidropônico de cana-de-açúcar, tratamento com diferentes fontes de N (NO3 e NH4) e concentrações: baixo N (0,5 mM) e alto N (5mM), e contagem do número de bactérias G. diazotrophicus pelo método do Número Mais Provável através da tabela de MCCrandy. Ao longo do trabalho, o processo de obtenção da cultura de tecido in vitro de cana-de-açúcar cv. SP70-1143 foi realizado com êxito, como também a inoculação de plântulas de cana-de-açúcar com a bactéria endofítica G. diazotrophicus cultivadas em quatro condições distintas de fertilizantes químicos nitrogenados. Os resultados em relação à avaliação da contribuição da bactéria endofítica G. diazotrophicus para o desenvolvimento vegetal e a avaliação do efeito da concentração do fertilizante químico nitrogenado na taxa de colonização interna desta mesma bactéria não foram satisfatórios.
Palavras-chave: Bactérias
Cana-de-açucar
Gluconacetobacter
Fixação de nitrogênio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL E DE FERMENTACAO
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Camila Brum Pereira. Inoculação de cana-de-açúcar com a bactéria endofítica Gluconacetobacter diazotrophicus visando o uso eficiente do nitrogênio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CBPOliveira.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.