Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14408
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensino
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Gabriela Xavier
Advisor: Cunha, Aline Meneguci da
Abstract: O mecanismo de Ensino na tentativa de melhorar a qualidade e inovar o formato para atrair seu público, no caso os alunos, vem sofrendo gradativamente mudanças. O processo de aprendizagem em Ciências, como em outras disciplinas, depara-se com certo grau de dificuldade quanto aos conteúdos apresentados. E como uma das causas dessa problemática, tem-se a falta de ligação do assunto das aulas com as situações que ocorrem no cotidiano de todos. Com isso viu-se a necessidade da contextualização dessas matérias com assuntos que despertam os interesses desses alunos. O meio social influencia em boa parte este processo, já que as informações que esse público recebe através dos meios de comunicação, muitas das vezes direcionam o interesse em determinado assunto. Por isso, a utilização de temas em salas de aulas que aliam o programa pedagógico a ser trabalhado e as notícias que estão ocorrendo na sociedade e de fato interessam a esses discentes, funcionam como poderosa ferramenta para o aprendizado (FILHO, 2010). Diante da problemática apresentada, esse trabalho apresenta uma proposta para o Ensino de Ciências que é o uso da contextualização com assuntos do cotidiano nas disciplinas de Ciências e Biologia; e atividades práticas inseridas nas aulas das mesmas.
Keywords: Ensino de ciências
Cotidiano escolar
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Gabriela Xavier. Ensinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GXRocha.pdf967.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.