Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14408
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ensinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensino |
Author(s)/Inventor(s): | Rocha, Gabriela Xavier |
Advisor: | Cunha, Aline Meneguci da |
Abstract: | O mecanismo de Ensino na tentativa de melhorar a qualidade e inovar o formato para atrair seu público, no caso os alunos, vem sofrendo gradativamente mudanças. O processo de aprendizagem em Ciências, como em outras disciplinas, depara-se com certo grau de dificuldade quanto aos conteúdos apresentados. E como uma das causas dessa problemática, tem-se a falta de ligação do assunto das aulas com as situações que ocorrem no cotidiano de todos. Com isso viu-se a necessidade da contextualização dessas matérias com assuntos que despertam os interesses desses alunos. O meio social influencia em boa parte este processo, já que as informações que esse público recebe através dos meios de comunicação, muitas das vezes direcionam o interesse em determinado assunto. Por isso, a utilização de temas em salas de aulas que aliam o programa pedagógico a ser trabalhado e as notícias que estão ocorrendo na sociedade e de fato interessam a esses discentes, funcionam como poderosa ferramenta para o aprendizado (FILHO, 2010). Diante da problemática apresentada, esse trabalho apresenta uma proposta para o Ensino de Ciências que é o uso da contextualização com assuntos do cotidiano nas disciplinas de Ciências e Biologia; e atividades práticas inseridas nas aulas das mesmas. |
Keywords: | Ensino de ciências Cotidiano escolar |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 30-Nov-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | ROCHA, Gabriela Xavier. Ensinando ciências: a contextualização de suas subáreas com assuntos do cotidiano e o uso de ensaios práticos como ferramentas de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GXRocha.pdf | 967.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.