Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14423
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As encadernações de 1850 a 1890 presentes na coleção da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro: um estudo de caso do livro “coleção de cabeças de personagens ilustres”
Author(s)/Inventor(s): Xavier, Guilherme Alves da Costa
Advisor: Oliveira, Maria Luisa Ramos Soares de
Abstract: Analisa a restauração da obra intitulada “Recueil de têtes choisies de personnages illustres dans les lettres et dans les armes êxactement dessinées et gravées de La grandeur des originaux par Paul Fidanza peintre romain d’après lês peintures de Raphael D’Rubin et autres grands maîtres existantes au Vatican et dans plusiers galeries de Rome.” TOM. I, bem como devolver a mesma sua função primária de um objeto didático, possibilitando novamente seu manuseio. O trabalho iniciado surge a partir de uma reflexão diante de políticas institucionais muitas vezes ineficazes que deixam nosso acervo muito vulnerável em vários aspectos, incluindo o seu descarte definitivo, somado a intervenções ainda inadequadas que colocam em risco a existência de determinado objeto de grande valor artístico nacional e internacional. Para a formulação deste trabalho seguiu-se uma metodologia através do estudo arqueológico do livro, isto é, sua materialidade a fim de melhor compreensão de sua estrutura, o que facilitaria no processo de restauro e afastaria possíveis equívocos durante o processo, evitando assim a modificação da estrutura original. Para a fundamentação da pesquisa utilizou-se como base os teóricos Szirmai (1998), Brandi (2004), Middleton (2004) e Young (1995). Foi observado que a pesquisa científica paralela ao estudo foi imprescindível para um processo de restauração no qual obteve seus objetivos alcançados de maneira satisfatória, possibilitando assim uma contribuição científica de grande valor para a área de conservação e restauração, do mesmo modo, para o ofício de encadernação que ainda necessita de uma base científica consolidada. O livro teve ao final do processo seu retorno à instituição de origem, abrindo então para possibilidades de discussão teórica - crítica sobre as políticas institucionais que de certo modo possibilitaram a realização do trabalho e também sua própria reformulação.
Keywords: Obras raras
Encadernação
Políticas institucionais
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: XAVIER, Guilherme Alves da Costa. As encadernações de 1850 a 1890 presentes na coleção da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro: um estudo de caso do livro “coleção de cabeças de personagens ilustres”. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Conservação e Restauração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GACXavier.pdf4.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.