Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Amaral, Gleice Monsores do | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T20:22:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Gleice Monsores do. Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14432 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Administração da educação | pt_BR |
dc.title | Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.referee2 | Branco, Jordanna Castelo | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo discutir a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ou seja, da Pré-Escola II para o 1º ano do Ensino Fundamental das crianças do ensino público do Município do Rio de Janeiro. Durante a pesquisa, focalizamos na “transição” das crianças entre duas escolas localizadas em um bairro da Zona Norte. Assim, o objetivo desta monografia é pensar essa transição a partir da perspectiva da equipe gestora e dos profissionais de educação que lidam diretamente com essas crianças nas salas de aula das escolas pesquisadas. Cabe destacar que o processo de transição de cada segmento citado tem suas peculiaridades, já que as escolas, mesmo sendo do mesmo Sistema de Ensino, possuem propostas específicas em função de cada realidade educacional e pedagógica. Nessas propostas, a organização e o planejamento das escolas frente a esse processo é nosso objeto de pesquisa, para que a partir das contribuições obtidas através dos documentos e processos evidenciados para essas etapas, com olhar no planejamento e na gestão escolar, se faça possível traçar, a partir deles, um perfil que nos aproxime da identidade de cada escola e de seus processos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMonsores.pdf | 633 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.