Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14432
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Amaral, Gleice Monsores do
Orientador: Fernández, Silvina Julia
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ou seja, da Pré-Escola II para o 1º ano do Ensino Fundamental das crianças do ensino público do Município do Rio de Janeiro. Durante a pesquisa, focalizamos na “transição” das crianças entre duas escolas localizadas em um bairro da Zona Norte. Assim, o objetivo desta monografia é pensar essa transição a partir da perspectiva da equipe gestora e dos profissionais de educação que lidam diretamente com essas crianças nas salas de aula das escolas pesquisadas. Cabe destacar que o processo de transição de cada segmento citado tem suas peculiaridades, já que as escolas, mesmo sendo do mesmo Sistema de Ensino, possuem propostas específicas em função de cada realidade educacional e pedagógica. Nessas propostas, a organização e o planejamento das escolas frente a esse processo é nosso objeto de pesquisa, para que a partir das contribuições obtidas através dos documentos e processos evidenciados para essas etapas, com olhar no planejamento e na gestão escolar, se faça possível traçar, a partir deles, um perfil que nos aproxime da identidade de cada escola e de seus processos.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Administração da educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Fev-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: AMARAL, Gleice Monsores do. Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMonsores.pdf633 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.