Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14432
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Amaral, Gleice Monsores do |
Orientador: | Fernández, Silvina Julia |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, ou seja, da Pré-Escola II para o 1º ano do Ensino Fundamental das crianças do ensino público do Município do Rio de Janeiro. Durante a pesquisa, focalizamos na “transição” das crianças entre duas escolas localizadas em um bairro da Zona Norte. Assim, o objetivo desta monografia é pensar essa transição a partir da perspectiva da equipe gestora e dos profissionais de educação que lidam diretamente com essas crianças nas salas de aula das escolas pesquisadas. Cabe destacar que o processo de transição de cada segmento citado tem suas peculiaridades, já que as escolas, mesmo sendo do mesmo Sistema de Ensino, possuem propostas específicas em função de cada realidade educacional e pedagógica. Nessas propostas, a organização e o planejamento das escolas frente a esse processo é nosso objeto de pesquisa, para que a partir das contribuições obtidas através dos documentos e processos evidenciados para essas etapas, com olhar no planejamento e na gestão escolar, se faça possível traçar, a partir deles, um perfil que nos aproxime da identidade de cada escola e de seus processos. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Administração da educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 7-Fev-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | AMARAL, Gleice Monsores do. Concepções de aprendizagem sob a perspectiva da gestão escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GMonsores.pdf | 633 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.