Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14446
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cooperativismo de crédito no Brasil: uma análise de risco utilizando o sistema PEARLS
Autor(es)/Inventor(es): Sá, Matheus Pessoa de
Orientador: Bufoni, André Luiz
Resumo: As cooperativas de crédito são instituições financeiras formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados, sem o objetivo de lucro. Sendo uma associação de pessoas, as cooperativas podem atuar em regiões de difícil acesso dos bancos, em que conseguem oferecer os mesmos serviços financeiros, inclusive empréstimos com taxas mais vantajosas a pessoas sem acesso as redes bancárias. Nesse sentido, avaliar a capacidade creditícia de uma cooperativa se faz necessário por uso de indicadores específicos por possuírem características distintas dos bancos e outras instituições financeiras. Com isso, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) recomenda o uso dos indicadores do Sistema PEARLS, sendo uma ferramenta de gestão para monitorar e acompanhar o crescimento das cooperativas. Diante disso, o estudo teve como objetivo avaliar individualmente a evolução e a situação creditícia das três maiores cooperativas de crédito por ativo do Brasil no ano de 2018, entre os anos 2014 até 2018. As cooperativas analisadas foram a Credicitrus, Cocred e Viacredi. Esta pesquisa foi classificada como descritiva, bibliográfico documental. A abordagem utilizada pode ser classificada como empírica, quantitativa e qualitativa. Na realização do estudo foram coletadas e analisadas as demonstrações financeiras das três cooperativas, e os dados divulgados pelo Banco Central. Concluiu-se, a partir dos resultados apurados dos indicadores do sistema PEARLS que a cooperativa com melhores rentabilidades e controle das operações de crédito foram a Credicitrus e a Cocred, enquanto a Viacredi possui uma maior sensibilidade em suas operações de crédito com um apetite de risco maior que seus pares.
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Administração de risco
Performance
Credit unions
Risk management
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SÁ, Matheus Pessoa de. O cooperativismo de crédito no Brasil: uma análise de risco utilizando o Sistema PEARLS. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MPSá.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.