Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14448
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeitos na contabilidade decorrente de decisões tomadas pelas empresas multinacionais em virtude da flutuação do câmbio
Author(s)/Inventor(s): Meneses, Alana Fagundes Aranha
Advisor: Szuster, Natan
Abstract: Aborda as políticas e estratégias que determinadas empresas multinacionais, situadas no Brasil até 2018, utilizam para otimizar os efeitos decorrentes das variações do câmbio, as quais impactam de forma relevante suas demonstrações contábeis. Este trabalho busca, através da análise das Demonstrações Contábeis de empresas multinacionais dos mais variados ramos, compreender de que forma elas lidam com a variação cambial e verificar os impactos das decisões adotadas nas demonstrações. É um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados, além das Demonstrações Financeiras e das normas contábeis, sites de busca, como BCB e SCIELO, através das palavras-chave: câmbio, hedge, derivativos, moeda funcional, instrumentos financeiros. São apresentados comentários sobre o processo de evidenciação das Demonstrações Contábeis decorrentes de tradução de valores para uma outra moeda. Como resultado de pesquisa foi possível comprovar que a estratégia de hedges cambiais é a mais utilizada por empresas multinacionais para se protegerem das oscilações do câmbio. Conclui-se que o resultado operacional de empresas multinacionais atuantes no Brasil é fortemente afetado por flutuações nas taxas de câmbio, comprovando que este impacto é mitigado através das diferentes estratégias de hedge.
Keywords: Câmbio
Hedging
Derivativos
Mercado financeiro
Exchange
Derivatives
Financial market
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MENESES, Alana Fagundes Aranha. Efeitos na contabilidade decorrente de decisões tomadas pelas empresas multinacionais em virtude da flutuação do câmbio. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFAMeneses.pdf214,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.