Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14448
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Efeitos na contabilidade decorrente de decisões tomadas pelas empresas multinacionais em virtude da flutuação do câmbio
Autor(es)/Inventor(es): Meneses, Alana Fagundes Aranha
Orientador: Szuster, Natan
Resumo: Aborda as políticas e estratégias que determinadas empresas multinacionais, situadas no Brasil até 2018, utilizam para otimizar os efeitos decorrentes das variações do câmbio, as quais impactam de forma relevante suas demonstrações contábeis. Este trabalho busca, através da análise das Demonstrações Contábeis de empresas multinacionais dos mais variados ramos, compreender de que forma elas lidam com a variação cambial e verificar os impactos das decisões adotadas nas demonstrações. É um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados, além das Demonstrações Financeiras e das normas contábeis, sites de busca, como BCB e SCIELO, através das palavras-chave: câmbio, hedge, derivativos, moeda funcional, instrumentos financeiros. São apresentados comentários sobre o processo de evidenciação das Demonstrações Contábeis decorrentes de tradução de valores para uma outra moeda. Como resultado de pesquisa foi possível comprovar que a estratégia de hedges cambiais é a mais utilizada por empresas multinacionais para se protegerem das oscilações do câmbio. Conclui-se que o resultado operacional de empresas multinacionais atuantes no Brasil é fortemente afetado por flutuações nas taxas de câmbio, comprovando que este impacto é mitigado através das diferentes estratégias de hedge.
Palavras-chave: Câmbio
Hedging
Derivativos
Mercado financeiro
Exchange
Derivatives
Financial market
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENESES, Alana Fagundes Aranha. Efeitos na contabilidade decorrente de decisões tomadas pelas empresas multinacionais em virtude da flutuação do câmbio. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFAMeneses.pdf214.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.